Da Redação – 10/07/2017 –
Importados da Áustria, Estados Unidos e Rússia, ao longo deste ano e de 2018, eles integram projeto que prevê R$ 150 milhões em manutenção de ferrovias nos próximos meses.
Até o final deste ano, a concessionária Rumo, que opera 12 mil quilômetros de ferrovias de cargas no Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, pretende concretizar a importação de 41 mil toneladas de trilhos, o que representa praticamente o dobro do volume médio registrado em anos anteriores. Somando-se às outras 30 mil toneladas previstas para chegar em 2018, o volume total chega a 71 mil toneladas de materiais importados ao longo de dois anos.
Importados da Áustria, Estados Unidos e Rússia, esses trilhos se destinam às obras de manutenção de ferrovias da Rumo. Eles estão desembarcando regularmente nos portos de Santos (SP) e Paranaguá (PR), em barras de 25 metros de comprimento. Em seguida, são transportados para unidades da Rumo em Bauru (SP) e Ponta Grossa (PR), onde a empresa prepara a barras em unidades de 300 metros de comprimento, que serão instaladas nas ferrovias. O próprio transporte ferroviário é utilizado para a transferência do material aos locais das obras de manutenção
Segundo Guilherme Amaral Mocelin, coordenador de Suprimentos da empresa, os trilhos atendem as ferrovias de bitola larga (1,6 metro de largura) e estreita (1 metro). Dessa forma, eles vão suprir tanto as manutenções no sistema ferroviário Norte – que inclui a rota entre Rondonópolis (MT) e o Porto de Santos (SP), o corredor mais movimentado do Brasil – quanto na Operação Sul – que atende os estados do Sul do país. “As importações previstas para os próximos meses representam investimento de 150 milhões de reais em obras de manutenção”, ele conclui.