Árabes querem investir em terminal próximo a Santos

Da Redação – 19/07/2017 – Projeto contempla o aporte de R$ 2 bilhões em um terminal de granéis sólidos e líquidos no Canal de Piaçaguera, em Cubatão, para reduzir o tráfego de embarques no Porto de Santos. Um grupo de empresários do Golfo Pérsico pretende investir 2 bilhões de reais na construção de um terminal […]

Por Redação

em 19 de Julho de 2017

Da Redação – 19/07/2017 –

Projeto contempla o aporte de R$ 2 bilhões em um terminal de granéis sólidos e líquidos no Canal de Piaçaguera, em Cubatão, para reduzir o tráfego de embarques no Porto de Santos.

Um grupo de empresários do Golfo Pérsico pretende investir 2 bilhões de reais na construção de um terminal de granéis sólidos e líquidos em Cubatão, ao lado do Porto de Santos. Batizado de T-Green, devido a sua concepção para operar dentro de elevados padrões de sustentabilidade, ele deverá ficar instalado na Ilha das Cobras, entre o Canal de Piaçaguera e o Rio Cubatão, no interior do Estuário de Santos e em frente à região de Alemoa.

Com isso, o novo terminal reduziria o impacto sobre a cidade de Santos do transporte gerado pelo embarque de grãos no maior complexo portuário do país. “Trata-se de uma solução para atenuar o crescente conflito entre cidade e porto em relação ao trânsito pesado decorrente dessa atividade”, afirma Antonio Bernardo Neto, consultor da Portoconsult Negócios e Participações, contratada pelos proprietários da Ilha das Cobras para desenvolvimento do projeto.

A ideia, segundo ele, é levar para longe de áreas urbanas as operações de granéis sólidos, que atualmente são concentradas próximas a áreas residenciais. Para isto, o acesso ao terminal será por modal ferroviário, a ser implantado, retirando de circulação cerca de 600 caminhões por dia na região de Alemoa. O projeto vem sendo desenvolvido há dois anos e, de acordo com o cônsul honorário do Sudão em São Paulo, Mohamed Hussein El Zoghbi, despertou o interesse de empresários e fundos de investimentos do Golfo Pérsico. “Eles estiveram na região e constataram seu potencial”, diz ele.

Mohamed Zoghbi, que também é presidente da Federação das Associações Muçulmanas do Brasil (Fambras), afirma que o grupo empresarial interessado no projeto já investe no Brasil e tem amplo conhecimento do mercado portuário e de granéis sólidos. A preocupação em tornar o T-Green um terminal sustentável é o diferencial que atrai os investidores. Entre outras inovações, ele contará com geração de energia solar e reutilização da água da chuva. Além disso, também serão implantadas fontes de energia alternativa para as operações dos navios, evitando a queima de combustíveis nos cargueiros.

O projeto se encontra em fase de negociação entre investidores e os proprietários da área. Além disso, há de se equacionar todo o trâmite legal e as autorizações para implantação do empreendimento, o que pode consumir um prazo de até quatro anos para a implantação do terminal. A previsão da Portoconsult é de que o T-Green tenha capacidade para armazenar até 300 mil toneladas de grãos e conte com uma área de tancagem dimensionada para 200 mil metros cúbicos de combustíveis.