Lançamentos de imóveis cresce quase 10% no semestre

Da Redação – 19.09.2017 – O segmento residencial de médio e alto padrão, no entanto, recuou 13,7% nas unidades lançadas no mesmo período. De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os lançamentos de imóveis realizados de janeiro a julho deste ano somaram mais de 37 mil unidades. O volume é 9,4% superior […]

Por Redação

em 19 de Setembro de 2017

Da Redação – 19.09.2017 –

O segmento residencial de médio e alto padrão, no entanto, recuou 13,7% nas unidades lançadas no mesmo período.

De acordo com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os lançamentos de imóveis realizados de janeiro a julho deste ano somaram mais de 37 mil unidades. O volume é 9,4% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Na mesma base de comparação, as vendas de imóveis novos totalizaram 58,2 mil unidades. Esse número supera em 0,7% o volume comercializado no mesmo período de 2016, impulsionado pelo programa Minha Casa Minha Vida (MCMV). Nos últimos 12 meses, embora os lançamentos (72,9 mil unidades) tenham crescido 7,1%, as vendas (103,5 mil unidades) permaneceram praticamente estáveis em relação aos 12 meses anteriores.

Na ótica por segmento, destaca-se o desempenho distinto entre empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e empreendimentos residenciais vinculados ao programa MCMV. De um lado, os lançamentos residenciais de médio e alto padrão recuaram 6,5% nos últimos 12 meses, ao passo que as vendas do segmento acumularam queda de 17,5% no período. Na mesma base de comparação, as entregas de empreendimentos MAP recuaram (-22,9%), enquanto o volume médio ofertado no segmento declinou em 8,3%.

Seguindo uma trajetória distinta, o número de lançamentos residenciais do programa MCMV aumentou 12,2% nos últimos 12 meses, face ao período anterior. A tendência positiva foi acompanhada pelo aumento no volume de vendas (+24,1%) e também na oferta média (+21,5%) do segmento, na mesma base de comparação. As entregas referentes aos empreendimentos do programa MCMV, contudo, declinaram em 14,8% no intervalo de referência.

Considerando todos os segmentos, foram registrados cerca de 38 mil distratos nos últimos 12 meses, o equivalente a 37,0% das vendas. No mesmo período, a relação entre distratos e vendas do segmento MAP manteve-se em torno de 48,1%, face ao percentual de 20,5% observado entre empreendimentos MCMV. Levando-se em conta a safra de lançamentos mais antiga na série histórica (1º trimestre de 2014), a proporção de distratos entre as unidades vendidas do segmento MAP é de 32,3%, percentual que supera o registrado para a mesma safra do programa MCMV (20,2%).