Tradener vai importar energia da Argentina e Uruguai

Da Redação – 03.10.2017 Autorização é temporária e foi emitida pelo Ministério de Minas e Energia A Tradener foi liberada a importar energia dos países vizinhos para atender seus clientes até 2018. Tecnicamente o processo será viabilizado por meio da infraestrutura de conversão: no caso da Argentina a eletricidade poderá ser importada passando pelas Estações […]

Por Redação

em 3 de Outubro de 2017

Da Redação – 03.10.2017

Autorização é temporária e foi emitida pelo Ministério de Minas e Energia

A Tradener foi liberada a importar energia dos países vizinhos para atender seus clientes até 2018. Tecnicamente o processo será viabilizado por meio da infraestrutura de conversão: no caso da Argentina a eletricidade poderá ser importada passando pelas Estações Conversoras de Garabi I e II, em Garruchos (RS), e da Conversora de Uruguaiana, também no Rio Grande do Sul. Já as importações do Uruguai, deverão ocorrer por meio das Estações de Rivera e de Melo.

A explicação da liberação para a Tradener, empresa comercializadora independentes de energia elétrica e gás natural, é o estado dos reservatórios de hidrelétricas brasileiras, considerado baixo para os padrões. Para contrabalançar o processo, o governo tem que acionar a geração termelétrica e tem feito isso, embora evitando o a ativação das usinas desse tipo que têm um custo mais caro no mercado à vista. Lembrando que o acionamento das termelétricas pode elevar a bandeira vermelha para o segundo patamar, em que são cobrados R$ 3,50 a cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos.