“Agora a JCB tem um parceiro sólido”, defende diretor da Automec

Por Rodrigo Conceição Santos – 27.10.2017 – Grupo que assumiu a distribuição da marca em São Paulo há um ano e meio comemora resultados e revela investimento de R$ 2 milhões em nova estrutura na cidade de Bauru. Com a crise, a Auxter, que distribuía a marca JCB em São Paulo, saiu do mercado, deixando […]

Por Redação

em 27 de Outubro de 2017

Por Rodrigo Conceição Santos – 27.10.2017 –

Grupo que assumiu a distribuição da marca em São Paulo há um ano e meio comemora resultados e revela investimento de R$ 2 milhões em nova estrutura na cidade de Bauru.

Com a crise, a Auxter, que distribuía a marca JCB em São Paulo, saiu do mercado, deixando uma parcela grande de clientes não atendidos com reposição de peças e serviços. A reputação da fabricante inglesa sofreu no período e a marca praticamente não vendeu no mercado paulista por alguns meses. Em novembro de 2015 um novo distribuidor assumiu a representação no Estado e desde então tenta mapear as demandas e recuperar a marca, meta que já está 70% cumprida, segundo os sócios, e que foi motivo de comemoração ontem em Barueri.

A Automec JCB compõe um grupo com faturamento anual de R$ 700 milhões/ano. Boa parte proveniente das revendas de automóveis, majoritariamente Chevrolet, mas também há lojas da Kia e da Renault. Todas no interior de São Paulo. “Somos um grupo familiar, com 64 anos de atuação e, hoje operamos com mais de 800 funcionários”, diz Rafael Peres, diretor de vendas e marketing e um dos sócios da Automec.

Por essa estrutura ele diz que a “JCB agora tem um parceiro para a vida toda, se quiser”. O fato, contudo, é que a Automec investiu numa estrutura própria de atendimento em Barueri (SP), na saída da Rodovia Castelo Branco, cerca de R$ 8 milhões. O valor foi dividido entre estoque de peças e equipamentos, reforma predial e estrutura administrativa e operacional. “Outros R$ 2 milhões estão sendo aplicados agora na nova unidade de Bauru, onde passaremos a operar ainda no primeiro trimestre de 2018”, diz Edson Greggio, diretor e sócio da Automec JCB.

Greggio esclarece que a Automec iniciou uma operação nova. Não comprou a Auxter. Portanto, o mapeamento de cada equipamento JCB no mercado paulista não tem sido tarefa fácil, e é por isso que ele comemora os cerca de 2,8 mil clientes em carteira atualmente, que devem representar cerca de 70% do espectro da JCB em São Paulo.

“O nosso trabalho tem sido reconhecido pelos clientes e pela marca. Inclusive, em apenas um ano e meio de atuação, fomos a 50ª melhor revenda JCB no mundo”, diz Rafael Peres. A JCB tem 740 distribuidores espalhados mundialmente.

Novas escavadeiras são aposta
Para o próximo ano, os executivos da Automec planejam ampliar o mapeamento de clientes da marca e conquistar novos, contanto principalmente com as novidades da JCB para o mercado. A principal delas, como destaca Ricardo Nery, gerente de produto da fabricante no Brasil, é a linha JS de escavadeiras, lançada neste ano.

Tratam-se de modelos que “desmembraram” da linha de 20 toneladas da marca. “Agora temos uma máquina de 21 toneladas, com carro curto e caçamba de 1,14 m³ de capacidade e uma de 22 toneladas, com caçamba de 1,25 m³”, diz. Essa derivação ainda trouxe uma escavadeira de 23,5 toneladas e caçamba de 1,5 m³ e uma de 22 toneladas, com maior alcance (15 metros) e caçamba de 0,55 m³.

Os equipamentos, explica o técnico, vêm com motor de 4 cilindros, o que é uma tendência no mercado de escavadeiras em substituição aos motores de 6 cilindros que equipavam as séries anteriores. “As novas escavadeiras confirmam o compromisso da JCB de lançar ao menos um equipamento por ano entre 2012 – quando inauguramos a nova fábrica de Sorocaba – e 2020”, conclui Alisson Brandes, diretor de vendas e marketing.