Da Redação – 13.08.2018 –
Valor será aplicado entre 2018 e 2020, dentro de um volume de R$ 24 bilhões previstos pela operadora
Um investimento bilionário foi anunciado pela Telefônica Brasil, dona da marca Vivo, ontem. São R$ 24 bilhões no triênio 2018-2020, dos quais pouco mais de 10% serão carreados para a expansão da rede de fibra óptica da operadora no país. O presidente da empresa, Eduardo Navarro, falou para investidores em Nova York e ressaltou a ultra banda larga, baseada na infraestrutura óptica, como um dos fatores de crescimento da companhia. “Temos ativos exclusivos e todas as capacidades para aproveitar tanto a oportunidade de monetização de dados móveis quanto de crescimento na operação fixa, via fibra”, afirma.
Segundo o executivo, a empresa apresentou ganhos de sinergia com a compra da GVT e vem ampliando isso com a digitalização da companhia. Navarro também aposta na melhoria da economia brasileira. Os dados da operadora mostram que ela foi a empresa de maior crescimento no segmento de telecomunicações no país no ano passado.
As estratégias de digitalização também foram destaque da Telefônica Brasil. Christian Gebara, diretor de Operações da operadora, lembrou que ao elevar o nível de digitalização, a empresa reduz custos e oferece melhores experiências ao cliente. Como exemplo, ele citou o aumento do uso da fatura online e dos canais digitais de atendimento, como o Meu Vivo, que já tem mais de 13 milhões de usuários. “Hoje, o foco é aumentar de maneira significativa o atendimento e vendas por canais online, em todos os segmentos de clientes”, conclui.
David Melcon, diretor financeiro da companhia, destaca que a Telefônica tem um posicionamento único no mercado de telecomunicações brasileiro. “Com o projeto de investimento adicional em fibra, ela vai capturar o valor da oportunidade para aumentar a rentabilidade da companhia e o retorno aos acionistas”, enfatizou.
No Brasil, a marca Vivo tem 97,8 milhões de acessos (4T17) e está presente em 4,3 mil cidades, sendo 4,1 mil com rede 3G e mais de 2,6 mil com 4G, segmento em que é líder de participação de mercado. No segmento móvel, a Vivo tem 74,9 milhões de clientes e responde pela maior participação de mercado do segmento (31,7%) no país, de acordo com resultados do balanço trimestral (4T17). No mundo, o Grupo Telefónica, atua em 21 países, com 343,5 milhões de acessos e receita de 52 bilhões de euros em 2017.