SP começa a testar o “Uber dos ônibus”

Da Redação – 27.03.2018 – Plataforma começa a funcionar a partir de maio em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo Uma espécie de “Uber dos ônibus” vai ser testada em São Paulo a partir de 28 de maio. Trata-se do UBus, plataforma que tem como potencial cliente parte dos usuários de transporte coletivo […]

Por Redação

em 27 de Março de 2018

Da Redação – 27.03.2018 –

Plataforma começa a funcionar a partir de maio em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo

Uma espécie de “Uber dos ônibus” vai ser testada em São Paulo a partir de 28 de maio. Trata-se do UBus, plataforma que tem como potencial cliente parte dos usuários de transporte coletivo convencional e parte de motoristas que prefeririam deixar o carro em casa se tivessem uma opção com custo benefício interessante. A proposta de negócios é simples: as próprias concessionárias de transporte público assumiriam o serviço, com motoristas treinados dirigindo vans com ar condicionado e acesso à internet via Wi-Fi. Onde entra a similaridade com o Uber? Vamos explicar.

O projeto piloto em São Bernardo do Campo (o B, do ABC, pra quem é de fora de SP) vai funcionar com quatro vans, que possuem uma rota pré-estabelecida em duas linhas. O passageiro baixa um aplicativo e escolhe sua rota, sendo que os veículos não têm pontos específicos de parada. Resumindo, os clientes poderão embarcar em qualquer local dentro do seu percurso, escolhendo o assento ao reservar o serviço. Podem também carregar o celular dentro da van e tomar água (agrados grátis embutidos no pacote).

O teste foi alinhado com a SBCTrans, concessionária que atende a cidade de São Bernardo, que mostrou-se receptiva ao chamado transporte coletivo sob demanda. A empresa vai ganhar também um miniestudo sobre o fluxo das linhas e a demanda por região em inteligência operacional.

“A prefeitura de São Bernardo do Campo e a concessionária SBCTrans estão trabalhando fortemente em ações de melhorias e inovação, focadas na mobilidade urbana”, explica Rodney Freitas, CEO do UBus e idealizador do projeto. Segundo ele, o projeto estará apto para atuar em outras cidades. “Já estamos em negociação com outras concessionárias. A perspectiva para o primeiro ano é chegar a 10 mil clientes em cinco municípios”.

Como vai funcionar 

O serviço opera por meio de um aplicativo sob demanda. O usuário escolhe seu destino final e insere na ferramenta. Automaticamente, o UBus sugere as rotas. As passagens serão compradas na hora da escolha do percurso por meio de cartões de débito e crédito e, assim que efetivada, gera um QR Code para acesso ao veículo. Neste momento, também é selecionada a poltrona que irá utilizar.

Também é possível fazer compras por lote, ou seja, quem faz o mesmo percurso todos os dias pode adquirir as passagens da semana ou do mês de uma só vez, garantindo o assento. Caso seja necessário alterar o horário, basta modificar pelo aplicativo. Nestes casos, de compra por lote, serão concedidos descontos na tarifa.

Pelo aplicativo, o usuário poderá definir a rota (partida e destino), escolher o melhor trajeto, reserva de assento, pagar, acessar o ticket de embarque (QR Code), compra em lote, compra agendada e chat com o SAC. A ferramenta também tem um espaço para sugestão de rotas por parte do passageiro, além de fazer a distribuição de carros segundo a procura.