Caminhão para coleta de lixo 100% elétrico recebe melhorias

Da Redação – 11.04.2018 – Corpus Saneamento e Obras usa veículo fabricado pela chinesa BYD desde 2016 e recentemente fez mudanças no caminhão para otimizá-lo O primeiro caminhão de lixo totalmente elétrico e de fabricação de massa no Brasil já funciona em Indaiatuba, interior de São Paulo, desde 2016. A Corpus, empresa com três décadas […]

Por Redação

em 11 de Abril de 2018

Da Redação – 11.04.2018 –

Corpus Saneamento e Obras usa veículo fabricado pela chinesa BYD desde 2016 e recentemente fez mudanças no caminhão para otimizá-lo

O primeiro caminhão de lixo totalmente elétrico e de fabricação de massa no Brasil já funciona em Indaiatuba, interior de São Paulo, desde 2016. A Corpus, empresa com três décadas de atuação no segmento e dona do veículo, deu mais um salto ao introduzir melhorias no caminhão, em parceria com a dinamarquesa Danfoss. As inovações envolveram a adoção de uma nova bomba de pistão e de módulo eletrônico. Juntas, as mudanças reduziram ruídos, diminuíram o consumo energético e aumentaram o conforto dos motoristas e coletores, segundo as duas companhias.

A modificação aconteceu porque, apesar de o caminhão elétrico ter uma emissão de ruído bem inferior a um convencional movido a diesel, o ruído proveniente do sistema hidráulico do implemento ficou em evidência na avaliação da Corpus. De acordo com Charles Alves Fioravante, gerente de manutenção de frota da empresa de coleta, as mudanças também incluíram um comando hidráulico.

Entre as inovações houve a substituição de uma bomba de engrenagens que apresenta um nível de ruído maior que uma bomba de pistões. O componente foi substituído pela bomba de pistões da Danfoss, construída com folgas internas menores. “Isto reduz a vibração e o ruído interno/externo, bem como possibilita trabalhar em pressões mais altas”, informa a multinacional.

“O que difere a bomba hidráulica de pistão dos demais tipos de bombas é a maneira como o bombeamento ocorre nesse equipamento, permitindo que os pistões se alterem durante o trabalho – o que ocorre dentro de um tambor em formato cilíndrico”, explica Fernando Gaspar de Oliveira, engenheiro de vendas da Danfoss. O sistema da bomba de pistão com controle Load Sensing permite uma variação da vazão em função da carga exigida pelo trabalho, evitando desperdício de potência do motor.