Renováveis ampliam participação no setor elétrico global

Da Redação – 05.06.2018 – De acordo com relatório da REN21, entidade mundial que reúne players do setor As fontes renováveis foram responsáveis por 70% do crescimento líquido na capacidade de  geração elétrica mundial no ano passado. Trata-se do maior aumento do gênero na história moderna, segundo o Renewables 2018 Global Status Report, recém publicado […]

Por Redação

em 5 de Junho de 2018

Da Redação – 05.06.2018 –

De acordo com relatório da REN21, entidade mundial que reúne players do setor

As fontes renováveis foram responsáveis por 70% do crescimento líquido na capacidade de  geração elétrica mundial no ano passado. Trata-se do maior aumento do gênero na história moderna, segundo o Renewables 2018 Global Status Report, recém publicado pela REN21. O documento indica que 178 GW de renováveis foram implantados em 2017. O investimento em geração renovável de eletricidade foi mais do que o dobro do investimento somado em geração via combustíveis fósseis e energia nuclear, apesar dos contínuos e elevados subsídios dados à eletricidade gerada por combustíveis fosseis.

Segundo o relatório, mais de dois terços do investimento em produção de energia foi feito em renováveis, graças ao aumento de competitividade – e a expectativa é que a fração renovável no setor elétrico continue a aumentar. O aumento de capacidade solar de geração de eletricidade foi de 29% em relação a 2016, totalizando 98 GW. A capacidade solar cresceu mais do que a movida a carvão, a gás natural e a nuclear juntas. A energia eólica também contribuiu para o aumento das fontes renováveis com 52 GW.

Há um porém:os setores de condicionamento ambiental (calefação e refrigeração de ambientes) e de transportes, que em conjunto representam quatro quintos da demanda final de energia global, continuam a apresentar importante atraso em relação ao setor elétrico. O aumento do uso de fontes renováveis no aquecimento e no arrefecimento tem sido pequeno. A energia renovável moderna (solar e eólica) forneceu aproximadamente 10% do total global de produção de calor em 2015. Somente 48 países têm metas nacionais para a energia renovável no aquecimento e no arrefecimento, enquanto 146 países têm metas para energias renováveis no setor elétrico.

Nos transportes, o aumento da eletrificação está oferecendo oportunidades para o aumento das fontes renováveis, apesar da predominância dos combustíveis fósseis: mais de 30 milhões de veículos elétricos de duas e três rodas têm sido colocados nas estradas por todo o mundo a cada ano e 1,2 milhões de automóveis elétricos de passageiros foram vendidos em 2017, um crescimento de 58% em relação a 2016.

A eletricidade fornece 1,3% das necessidades energéticas para os transportes, das quais cerca de um quarto são solares e eólicas e 2,9% biocombustíveis. De uma forma geral, 92% da demanda de energia nos transportes, continua a ser satisfeita por petróleo, e apenas 42 países têm metas nacionais para o uso de renováveis nos transportes.