“Pedreira elétrica” pode reduzir custos em até 25%

Da Redação (com informações do Equipment World) – 05.09.2018 – Nesta semana a Volvo Construction Equipment inicou teste em uma mina da Skanska na Suécia para eletrificar o transporte de todas as etapas da pedreira, da escavação à britagem. A meta é demonstrar que uma pedreira com as etapas de transporte totalmente elétricas pode reduzir […]

Por Redação

em 5 de Setembro de 2018

Da Redação (com informações do Equipment World) – 05.09.2018 –

Nesta semana a Volvo Construction Equipment inicou teste em uma mina da Skanska na Suécia para eletrificar o transporte de todas as etapas da pedreira, da escavação à britagem. A meta é demonstrar que uma pedreira com as etapas de transporte totalmente elétricas pode reduzir em 25% o custo operacional e ainda em 95% a emissão de gás carbônico.

“Esta é a primeira vez que algo assim foi tentado na indústria de extração e, se for bem sucedido, a Electric Site poderia servir como um modelo para transformar a eficiência, segurança e impacto ambiental de pedreiras em todo o mundo”, disse Gunnar Hagman, CEO da Skanska Suécia para uma reportagem publicada pelo site Equipment World.

Os testes durarão 10 semanas e ocorrem na cidade sueca de Vikan Kross, perto de Gotemburgo, numa mina que produz agregados para construção, asfalto e concreto.

Dois equipamentos-chave são utilizados nesse teste: o carregador elétrico autônomo HX1 (agora HX2) e a carregadeira híbrida LX1. Com o HX2, a Volvo afirma que ultrapassou a prova de conceito do HX1 e incorporou tecnologias compartilhadas e componentes do Grupo Volvo, como motores elétricos, baterias e eletrônicos de potência. “A integração de um sistema de transmissão totalmente novo foi crucial para aproveitar ao máximo os desenvolvimentos inovadores de eletromobilidade que estão ocorrendo dentro do Grupo Volvo”, diz Uwe Müller, gerente de projeto da Electric Site na Volvo CE. “Outra novidade é a adição de um sistema de visão, que permite que a máquina detecte humanos e obstáculos em suas proximidades”.

Volvo testa carregadeira a bateria

A carregadeira de rodas LX1, que foi testada na Califórnia em dois locais de gerenciamento de resíduos, pode fornecer uma melhoria de até 50% na eficiência de combustível, segundo a Volvo. O híbrido da série incorpora um sistema de transmissão que usa motores de acionamento elétrico montados sobre rodas, sistema hidráulico elétrico, um sistema de armazenamento de energia e nova arquitetura de máquina.