Da Redação – 01.10.2018
Linktel oferece novo serviço para empresas de transporte
Você entra no ônibus para uma viagem, digamos, entre São Paulo e Campinas e, sem rede local, vai ter que usar o plano de dados da operadora oficial. Bom, agora a situação pode ser diferente: você acessa uma rede local – Wi-Fi – oferecida pela empresa de ônibus – e vai navegar tranquilamente durante a uma hora e meia de viagem. O acesso pode ser grátis, mas como não existe free lunch, a transportadora exige um cadastro e passa a alimentar uma base de dados com perfil de navegação e informações sobre o passageiro. Claro que os dados não podem ser vendidos e são restritos para uso da empresa de ônibus.
O modelo, na verdade, já existe em shopping centers, e pauta promoções e outras ações de marketing. Como? É possível por mapas de calor indicar como os usuários de uma rede Wi-Fi local (estão logados) transitam pelas lojas do estabelecimento comercial. A diferença na nova oferta chamada de Wi-Fi Express, é a mobilidade.
“À medida que as empresas de transporte têm conhecimento da curva de comportamento de forma individual, classe social e recorrência que o cliente utiliza o serviço, por exemplo, é possível enriquecer o big data (sistema de dados) e também criar produtos e alternativas de vendas com maior valor agregado e melhor satisfação do cliente”, explica Jonas Trunk, presidente da Linktel.
De acordo com ele, o acesso à leva à possibilidade de exibição de campanhas de publicidade, patrocínios, ofertas e até pesquisas, o que pode gerar participação no budget de veiculação para o cliente Linktel, quando o anunciante explora a base de clientes de um determinado empreendimento.