Mercedes-Benz dobra vendas de planos de manutenção para caminhões

Redação – 08.02.2019 – A montadora revelou que vendeu 110% mais planos de manutenção para caminhões em 2018 do que no ano anterior. Ao todo, foram 5,4 mil contratos, contra 2,6 mil assinados em 2017. Os setores sucroalcooleiro, de combustíveis e grãos foram os maiores contratantes. Os negócios com veículos seminovos também cresceram no mercado […]

Por Redação

em 8 de Fevereiro de 2019

Redação – 08.02.2019 –

A montadora revelou que vendeu 110% mais planos de manutenção para caminhões em 2018 do que no ano anterior. Ao todo, foram 5,4 mil contratos, contra 2,6 mil assinados em 2017. Os setores sucroalcooleiro, de combustíveis e grãos foram os maiores contratantes.

Os negócios com veículos seminovos também cresceram no mercado brasileiro. Por meio de três lojas próprias da montadora (Mauá/SP, Betim/MG e São José dos Pinhais/PR) e das concessionárias de Sambaíba em Campinas/SP e Pirasa, em Limeira/SP, a empresa alcançou 81% de crescimento nas vendas de caminhões seminovos, com aproximadamente 1,5 mil unidades em 2018. Além disso, a Mercedes-Benz vendeu mais de 800 caminhões zero km envolvendo troca com usados de clientes como parte da negociação.

Já o Banco Mercedes-Benz realizou de R$ 2,5 bilhões em novos negócios ao longo do ano passado, o que significa 58% de crescimento em relação a R$ 1,6 bilhão no acumulado de 2017. O consórcio da marca comercializou 2 mil cotas em 2018, mantendo o mesmo patamar do ano anterior.

“Assim como tivemos a liderança em caminhões e ônibus, temos mais motivos para comemorar, afinal, no ano passado, consolidamos a expansão dos planos de manutenção, do Fleetboard e das linhas de peças que oferecemos aos clientes para que eles façam uma boa gestão da frota e da manutenção, otimizando os seus custos operacionais e alcançando a rentabilidade desejada”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da montadora no Brasil. “Mais do que isso, essas soluções da nossa marca ajudam os transportadores a trabalharem com visão de longo prazo, olhando para o custo operacional total ao longo de toda a vida do veículo. Assim, eles têm previsibilidade de custos e podem se programar com mais assertividade”, completa.

O executivo destaca ainda o crescimento do Banco Mercedes-Benz, do Consórcio Mercedes-Benz e da SelecTrucks, a unidade de caminhões seminovos. Ou seja, o cliente encontra na própria marca atrativas opções de financiamento do seu Mercedes-Benz zero km, facilitando a renovação e ampliação de frota.

Crescimento na venda de novos
No balanço anual de vendas de caminhões no Brasil, a Mercedes-Benz registrou aumento no volume de emplacamentos em todas as linhas de produto. Foram 202% mais vendas dos extrapesados Actros (4,5 mil unidades), mais de 81% de incremento com os Axor (4,2 mil), 29% com caminhões Atego (quase 6 mil unidades) e 14% com os modelos Accelo (4,3 mil caminhões).

Entre os setores que mais compraram caminhões em 2018, destacam-se o agronegócio (grãos, cana-de-açúcar e madeira), logística, combustíveis e químicos, mineração, bebidas e varejo.

No mercado de ônibus, o volume de vendas no segmento urbano foi de 5,8 mil unidades (18% superior a mais que em 2017). No setor rodoviário o crescimento foi de 43% (1,9 mil) unidades e nos ônibus para fretamentos o incremento foi de 126%, chegando a 1,3 mil ônibus vendidos.