Redação – 24.04.2019 –
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) assinou o último contrato para expansão da Linha 9-Esmeralda, que vai até o extremo sul de São Paulo. O contrato do chamado Lote 2 inclui uma nova estação, ampliação da linha férrea, rede aérea de energia e pátio de manobra de trens. O consórcio vencedor da licitação foi a Engibrás (formado pela Queirós Galvão e Galvão Engenharia). Ele venceu a licitação oferecendo R$ 87 milhões, o que significa desconto de 12% sobre o valor previsto em edital.
A CPTM aguarda autorização do Ministério do Desenvolvimento Regional para iniciar os trabalhos, uma vez que parte da verba é do governo federal. A previsão é que as obras sejam concluídas em.
Com as obras de expansão, a Linha 9-Esmeralda vai ter mais duas estações – Mendes-Vila Natal (já em construção) e Varginha, além de mais 4,5 quilômetros de vias férreas. O novo trecho atenderá os moradores dos bairros Estrada dos Mendes Varginha, Vila Natal, Jardim Icaraí, Jardim São Bernardo e Conjunto Residencial Palmares. A estimativa é que as novas estações levem mais 110 mil passageiros por dia à Linha 9.