Infraero vai reformar pista principal do aeroporto Santos Dumont

Redação – 19.06.2019 –  Última reforma da infraestrutura aconteceu há dez anos. Durante reforma, pista auxiliar será usada obra prevista de reforma da pista principal do aeroporto Santos Dumont, o mais central do Rio de Janeiro, acontecerá entre agosto e setembro. Segundo a Infraero, que administra a instalação, a iniciativa deve manter os atuais níveis […]

Por Redação

em 19 de Junho de 2019

Redação – 19.06.2019 – 

Última reforma da infraestrutura aconteceu há dez anos. Durante reforma, pista auxiliar será usada

obra prevista de reforma da pista principal do aeroporto Santos Dumont, o mais central do Rio de Janeiro, acontecerá entre agosto e setembro. Segundo a Infraero, que administra a instalação, a iniciativa deve manter os atuais níveis de segurança nas operações do aeroporto carioca. O processo de reforma acontece entre 12 de agosto e 12 de setembro e é o primeiro após dez anos.

Um dos focos do processo é manter os benefícios da camada porosa de atrito, a qual melhora a performance do pouso das aeronaves. O pavimento também propicia melhor escoamento da água em dias de chuva. Por causa do método utilizado para a pavimentação, não são permitidas emendas e, por isso, não é possível realizar as obras em períodos intercalados e continuar utilizando a pista principal, ainda que parcialmente.

As obras na pista principal do aeroporto Santos Dumont garantirão a continuidade das operações nas mesmas condições de segurança atuais, e de acordo com os requisitos regulatórios demandados pela Anac. O uso da pista auxiliar, por sua vez, vai acontecer normalmente, mas com restrições de peso e tamanho de aeronaves. O mesmo acontece com as instalações do terminal, incluindo lojas e restaurantes, bem como o estacionamento para veículos.

Lembrando que, atualmente, a pista auxiliar está homologada para operar aeronaves até a categoria 3C, tais como Embraer E-195, Airbus A318 e Boeing 737-700. Além disso, a Infraero está realizando melhorias na pista auxiliar para tornar as operações ainda mais seguras, tais como reforma de cabeceira e implantação do sistema indicador de rampa (Precision Approach Path Indicator – PAPI).