Obra vai ligar cidades de Carmelo Peralta, no Paraguai, a Porto Murtinho, no Mato Grosso do Sul
A Ponte Internacional Bioceânica será a terceira entre os dois países e uma das duas em projeto de construção e com orçamento bancado pela Itaipu Binacional. Hoje, a ligação acontece somente pela Ponte Internacional da Amizade, que interliga Foz do Iguaçu à Ciudad del Este, construída há 54 anos e atravessando o Rio Paraná. A segunda ligação será a Ponte da Integração Brasil-Paraguai, entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, no Paraguai, também cortando o Rio Paraná. Agora, é a vez da terceira, dessa vez no Rio Paraguai.
A nova ponte ligará Carmelo Peralta e Porto Murtinho (MS) será financiada por Itaipu, com investimentos previstos de US$ 75 milhões. A obra terá uma extensão de 680 metros, com 380 metros de vãos livres e 22 metros de altura, com duas torres de mais de 100 metros de altura e viadutos de 150 metros em ambas as cabeceiras, com pilares preparados para o trânsito de veículos de grande porte. A obra deve gerar mais de mil empregos, segundo Itaipu Binacional.
Na avaliação da empresa, as duas novas pontes devem impulsionar o desenvolvimento e integração de toda a América Latina. “Com as duas pontes e com boas rodovias e ferrovias, será possível atingir o antigo sonho de unir os oceanos Atlântico e Pacífico, criando-se um corredor de exportação para nossos países”, afirmou o diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquim Silva e Luna.“Certamente esta integração será ampliada também para outros países da região, porque uma das maiores carências é justamente a da infraestrutura logística que permita escoar nossas riquezas”, complementa.