Redação – 23.07.2019 –
A desenvolvedora de TI Engineering investe na aplicação de transformação digital no setor de saneamento básico. Segundo a companhia, muitos dos processos nesse segmento ainda são analógicos e várias requisições são burocráticas, demandando atendimento presencial e demorado que não condiz com os tempos atuais.
“A inovação e a tecnologia podem ajudar a aumentar a eficiência dos serviços de saneamento. Pelo lado do consumidor, é possível aperfeiçoar o relacionamento provendo mais facilidade na interação, enquanto que pelo aspecto das empresas fornecedoras os ganhos se voltarão à redução de custos”, adianta Luciano Gajardoni, direto técnico de Energy & Utilities da Engineering,
Oferecer canais de comunicação e experiência integrada, como o conceito de Omnichannel, que integra múltiplos canais – telefone, aplicativo, redes sociais e outros, além da possibilidade de interações com robôs via chatbot, são caminhos apresentados pela Engineering na sua proposta de Customer Experience. Outro exemplo que gera impacto positivo na experiência do cliente, defende a empresa de TI, é a disponibilização de faturas digitais personalizadas e navegáveis com textos explicativos, além da facilidade de realizar a leitura de consumo de sua residência utilizando um smartphone.
Evoluindo um pouco mais na jornada de transformação digital do setor, a gestão das atividades comerciais, os serviços de campo e as manutenções preventivas podem se tornar operações mais otimizadas a partir da utilização Internet das Coisas (IoT), Analytics, Big Data e Machine Learning, que, juntas, podem promover controle e gerar dados para análise de comportamento de consumo, monitoramento e até mesmo facilidade na recuperação de receita, seja por problemas técnicos ou comerciais.