Datora Telecom amplia sua capacidade de Voz sobre IP

Redação – 24.07.2019 – Operadora adotou tecnologia da F5 Networks e dobrou capacidade instalada de gestão para 2,4 mil chamadas por segundo A Datora Telecom, operadora que oferece serviços de voz sobre IP (VoIP) para o mercado corporativo desde 1993, dobrou sua capacidade instalada de gestão de 1,2 mil chamadas por segundo para 2,4 mil […]

Por Redação

em 24 de Julho de 2019

Redação – 24.07.2019 –

Operadora adotou tecnologia da F5 Networks e dobrou capacidade instalada de gestão para 2,4 mil chamadas por segundo

A Datora Telecom, operadora que oferece serviços de voz sobre IP (VoIP) para o mercado corporativo desde 1993, dobrou sua capacidade instalada de gestão de 1,2 mil chamadas por segundo para 2,4 mil chamadas por segundo. A otimização acontece com a adoção da plataforma Big-IP Local Trafic Manager, da F5 Networks, instalada pela ISH Tecnologia. Outro ganho do processo é a otimização dos equipamentos, evitando paradas na operação.

De acordo com Samy Uziel, diretor de Engenharia da Datora Telecom, a demanda da operadora estava concentrada em otimizar o uso dos seus equipamentos para distribuir melhor as cargas, ampliar a capacidade instalada e oferecer maior excelência nos serviços aos clientes. A intervenção foi feita em dois servidores Session Border Controller (SBC), um ativo e um passivo, para roteamento dos dados. O foco da mudança foi o balanceamento de dados.

A implementação foi iniciada em dezembro de 2017 e incluiu a instalação do ADC (Application Delivery Controller) da F5, com o módulo LTM (Local Traffic Manager) para balanceamento de carga. Também demandou o desenvolvimento de iRule, programação orientada a eventos para adaptar o produto ao negócio. O Big-IP, ativado na mudança, controla o envio das chamadas de acordo com a disponibilidade e desempenho dos servidores.

“Obtivemos uma melhora de 100% na produtividade, nossa capacidade literalmente foi duplicada, pois passamos de 1.200 chamadas por segundo para 2.400, instantaneamente após a solução começar a rodar”, ressalta Uziel, da Datora Telecom. Ele ressalta ainda que ocorreu uma redução significativa nos gastos com manutenção, pois foram eliminadas as paradas na operação.