Corning estrutura operação para atender mercado de provedores

Redação – 31.07.2019 –  A Corning anunciou recentemente uma nova estrutura operacional para atender aos provedores regionais de internet. A empresa norte-americana tomou como base os dados da Anatel de que, entre 2015 e 2017, o total de acessos mensais à internet, via fibra óptica, saltou de 128 mil para 936 mil, somente entre os […]

Por Redação

em 31 de Julho de 2019

Redação – 31.07.2019 – 

A Corning anunciou recentemente uma nova estrutura operacional para atender aos provedores regionais de internet. A empresa norte-americana tomou como base os dados da Anatel de que, entre 2015 e 2017, o total de acessos mensais à internet, via fibra óptica, saltou de 128 mil para 936 mil, somente entre os provedores. Em 2018, as conexões feitas por meio da tecnologia quase dobraram, chegando a 5,7 milhões (18% dos acessos fixos à internet).

Entre janeiro e março deste ano foram feitas 660 mil novas conexões e outros 600 mil novos acessos foram registrados somente em maio. “O aumento do acesso à internet através da fibra óptica realmente destaca a importância dos provedores no mercado – quase 70% das conexões de internet foram feitas por provedores regionais”, diz Tadeu Viana, diretor de vendas para a América Latina e Caribe da Corning.

No entanto, o grande número de conexões estabelecidas até o momento representa menos de 1% de todas as residências brasileiras e menos de 20% penetração no país. “Apesar do crescimento exponencial do mercado, as tendências indicam que as taxas de crescimento permanecerão estáveis por cerca de cinco anos. O Brasil é um país muito grande, então, há espaço suficiente para os provedores e operadoras, especialmente porque as tecnologias emergentes, como o 5G, exigirão a substituição de redes de cobre por redes de fibra”, explica Viana.

Novos canais de distribuição
A Corning está expandindo sua estratégia de vendas, passando de um foco em grandes clientes de telecomunicações para incluir também as operadoras regionais. Como o mercado de provedores é fragmentado e essas empresas geralmente estão fora das grandes cidades, a Corning está colaborando com canais de distribuição para ampliar seu alcance geográfico.

Além das parcerias que a Corning já tem com canais de distribuição na América Latina, como a Anixter e Power&Tel, a empresa também se aliou a novos canais em 2018, incluindo DPR e WDC no Brasil, para expandir seus negócios com os ISPs. “Acreditamos que colaborar com esses novos canais de distribuição nos permitirá atender mais clientes no mercado. Por exemplo, participamos do Encontro Nacional da Abrint junto com a WDC e conseguimos estabelecer novas relações comerciais. Ainda temos uma longa jornada à nossa frente, mas estamos caminhando na direção certa. Estamos nos estágios iniciais de nossa participação neste novo mercado, portanto, qualquer resultado positivo nos aproximará de nossa meta de consolidar a Corning como uma empresa que também atende operadoras e provedores”, completa Viana.

Em 2013, a Corning adquiriu a fábrica da Bargoa, no Rio de Janeiro. Até o ano passado, as grandes operadoras eram o foco principal do polo industrial. Como parte de sua nova estrutura operacional, a empresa aumentou suas linhas de produção industrial para atender tanto a demanda de operadoras quanto a de provedores de internet.