Redação – 02.08.2019 –
Montadora alemã tem participação de 40% de mercado na capital baiana e ganha espaço em outras capitais nordestinas como Recife
O programa de renovação da frota de Salvador tem a meta de agregar 1 mil novos ônibus nos próximos quatro anos e a Mercedes-Benz acaba de abocanhar parte do total. A montadora alemã vendeu 170 novos ônibus para as concessionárias de transporte público da capital nordestina. Todos devem entrar em operação em Salvador entre agosto e setembro e são do modelo OF 1724.
Da nova frota, 77 unidades foram comprados pela empresa Plataforma Transportes e 93 unidades pela OT Trans. Todos os veículos têm preparação para ar condicionado, atendendo à legislação deste processo de renovação de frota, segundo a fabricante. A venda faz parte da primeira renovação de 2019. De acordo com Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a capital baiana não comprava ônibus há quatro anos e a região era marcada pela presença da concorrência.
Cliente desde 2011, a empresa Plataforma Transportes conta atualmente com uma frota de mais de 700 ônibus, dos quais 240 são Mercedes-Benz. “A marca apresentou a melhor opção para o mercado, combinando produto, preço e financiamento. Para nós, o consumo de combustível do chassi Mercedes-Benz, é a principal vantagem sobre os concorrentes, além de ser uma marca de notória confiabilidade, credibilidade e segurança”, afirma o diretor Lucas Carvalho de Souza.
Rogério de Almeida Braga, diretor presidente da OT Trans, tem uma frota composta por 816 ônibus, dos quais 544 são Mercedes-Benz. “Desde o início de nossa história, temos tido um bom relacionamento com a marca. Os seus ônibus nos conquistaram pela robustez e mais economia de combustível. Além disso, sempre que precisamos, temos todo o suporte necessário de pós-venda, como a reposição de peças, por exemplo”, afirma o empresário.
Financiamento pelo Banco Mercedes-Benz via Refrota
Todos os ônibus vão ter o financiamento do Banco Mercedes-Benz. No caso da Plataforma Transportes, 100% dos veículos serão financiados pela modalidade Refrota. “Durante as negociações, isso foi definitivo para a aquisição dos novos ônibus. A taxa mais competitiva do Refrota fez toda a diferença na hora da compra”, destaca Lucas Carvalho.
A participação de mercado da Mercedes-Benz na cidade de Salvador deu um salto expressivo de crescimento nos últimos anos. De 6,4% ao longo de todo o ano de 2017 passou para 25,4% nos 12 meses de 2018. Agora, considerando o primeiro semestre de 2019, a marca atingiu 40% de participação em Salvador.
A montadora também avançou em outras praças do Nordeste. “Em Recife, por exemplo, há dois anos, temos feito um trabalho voltado ao resgate de antigos clientes, além da conquista de novos por meio dessa ação. Assim, as empresas podem testar nossos ônibus em sua própria operação e comprovar todos os benefícios que oferecemos por meio do nosso pacote de segurança e do Fuel Efficiency, tecnologia de redução do consumo de combustível e do custo operacional”, afirma Walter Barbosa.
Como resultado desse trabalho, a marca reafirmou a liderança nas vendas de ônibus urbanos na capital de Pernambuco em 2018, conquistando uma participação de 68% de market share. No primeiro semestre de 2019, a marca mantém esse mesmo patamar de participação de mercado.