Redação – 13.11.2019 –
BR Distribuidora e Clique Retira criam rede de autoatendimento que terá cerca de 400 terminais inteligentes no país
O processo começa em São Paulo, mas vai ser ampliado para o Brasil: postos de gasolina agora são também minicentros de distribuição de encomendas de e-commerce. O modelo de negócio já existe no Metrô Rio, concessionária do Grupo Invepar, e agora vai ser replicado nos postos da BR Distribuidora. A iniciativa é uma parceria com a Clique Retire, empresa brasileira associada à Pakpobox, de Hong Kong, que opera mais de 2 mil terminais inteligentes em 14 países. Com o know how da companhia oriental, as duas parceiras brasileiras estabelecem um sistema de autoatendimento para e-commerce, ou seja, quem encomenda vai buscar sua compra em locais pré-determinados, otimizando o tráfego nas cidades.
A previsão da BR Distribuidora e da Clique Retira é ter 400 terminais inteligentes de autoatendimento em postos de serviço da bandeira BR nos próximos dois anos. De acordo com o gerente de Negócios de Varejo da BR, Leonardo Burgos, o objetivo é alcançar 1.600 terminais na rede, em cinco anos. “Temos atualmente, 7.800 postos BR no Brasil inteiro, com mais de 1.200 lojas de conveniência BR Mania. A implantação dos terminais de autoatendimento significa mais um benefício para o nosso cliente que se mostrou receptivo com a iniciativa”, afirma Burgos. Ele também aposta a ação atrairá novos consumidores que enfrentam dificuldades de entrega de compras online.
A Clique Retire, contando com outras parcerias, prevê uma base de 10 mil terminais ativos no país. Os lockers serão instalados em pontos estratégicos de grandes centros urbanos, com alto fluxo de pessoas, criando a estrutura para envio, retirada e devolução de produtos. O terminal oferece um endereço alternativo para os consumidores, eliminando as dificuldades de entrega por não estarem em casa, não possuírem porteiros ou haver restrição de acesso aos serviços postais.