Banco Pátria e Fundo Soberano de Cingapura vencem maior leilão de rodovias do Brasil

Redação – 08.01.2020 – Lote de rodovias estaduais paulistas “Piracicaba-Panorama (Pipa)” foi leiloado em São Paulo. Consórcio vencedor deve investir R$ 14 bilhões ao longo de 30 anos A maior concessão de rodovias já realizada no país foi arrematada hoje pelo Consórcio Infraestrutura Brasil, formado pelo Banco Pátria e pelo Fundo Soberano de Investimentos de Cingapura. […]

Por Redação

em 8 de Janeiro de 2020

Redação – 08.01.2020 –

Lote de rodovias estaduais paulistas “Piracicaba-Panorama (Pipa)” foi leiloado em São Paulo. Consórcio vencedor deve investir R$ 14 bilhões ao longo de 30 anos

A maior concessão de rodovias já realizada no país foi arrematada hoje pelo Consórcio Infraestrutura Brasil, formado pelo Banco Pátria e pelo Fundo Soberano de Investimentos de Cingapura. A oferta  vencedora de R﹩ 1,1 bilhão pela concessão do lote de rodovias “Piracicaba-Panorama” prevê  investimentos que somam R﹩ 14 bilhões. O  valor deve ser empregado na infraestrutura rodoviária que atravessa São Paulo desde a região de Campinas até o extremo oeste do estado, na divisa com o Mato Grosso do Sul.

Considerando a outorga proposta hoje e os investimentos exigidos pelo edital, a concessão viabiliza R﹩ 15,1 bilhões em recursos para o estado de São Paulo. O leilão de rodovias de hoje foi o primeiro realizado este ano e configura a maior malha rodoviária já licitada no país. Dos R﹩ 14 bilhões de investimentos previstos ao longo dos 30 anos do contrato, cerca de R﹩ 1,5 bilhão serão aportados já nos dois primeiros anos da concessão.

Segundo a Artesp, agência estadual que coordena o processo, para incluir ainda mais investimentos e serviços, assim como uma série de benefícios tarifários, uma das estratégias adotadas foi abrir mão de um potencial de outorga estimado em R$ 2 bilhões e estabelecer o valor de R$ 15 milhões como lance mínimo para a disputa.

Pacote inclui duplicação de 600 km de rodovias 

Entre as intervenções previstas estão 600 quilômetros de duplicações e novas pistas (contornos urbanos). Também haverá faixas adicionais e vias marginais, entre outras, obras que melhoram a fluidez, o escoamento da produção regional e a segurança viária. Serão implantados, ainda, acostamentos, novos acessos e retornos, recuperação de pavimento, passarelas e ciclovias.

Além das obras estipuladas em edital, o projeto prevê que a cada quatro anos sejam realizadas revisões que possam adequar novos investimentos nas pistas. Assim, poderão ser antecipados ou feitos novos investimentos, como duplicações e faixas adicionais de acordo com a avaliação de demandas mais prementes.

O modelo tarifário da nova licitação prevê desconto de 5% para os usuários do pagamento automático. Além disso, a grande inovação tarifária da nova concessão é o Desconto de Usuário Frequente (DUF), modelo inédito no Brasil e que irá beneficiar os motoristas que utilizam o trecho rodoviário com maior frequência, principalmente moradores de pequenas cidades que usam as rodovias quase que diariamente para acessar a rede de comércio e serviços de municípios vizinhos.

(Atualizada em 15h39 no dia 08/01)