Avaliação é da líder de mercado no país, Mercedes-Benz, que entregou quase 30 mil novos veículos desse tipo no ano passado
Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, aposta que esse ano será ainda maior. “Acreditamos que as renovações de frota acontecerão numa velocidade maior e num tempo menor, o que manterá as vendas de caminhões aquecidas no país”, argumenta. De acordo com ele, além dos segmentos citados, que continuarão em alta, há sinais de aquecimento na construção civil, obras de infraestrutura, cargas industriais, consumo das famílias e distribuição urbana.
O modelo Actros 2651, o caminhão mais vendido pela marca alemã no Brasil, deve puxar o movimento. Foram 3.700 unidades emplacadas em 2019, o que colocou o caminhão – pelo segundo ano consecutivo – como o mais vendido pela fabricante no país. A novidade é o upgrade do modelo, intitulado pela empresa como o “primeiro caminhão digital do mercado brasileiro e o mais inteligente, conectado, eficiente e seguro”.
Um dos nichos que emplacou o modelo é o transporte de grãos e a aposta da Mercedes-Benz é a infraestrutura renovada, caso da BR 163, agora asfaltada. A nova realidade da estrada irá favorecer muito a movimentação de caminhões pesados, na avaliação da montadora, pois é um trecho importante de escoamento da produção de grãos do Centro-Oeste para os mercados de exportação via Porto de Miritituba (Pará).
Outro impulsionador da renovação de frota são as soluções completas, que incluem manutenção baseada em sistemas de gestão e rastreamento. Em 2019, a Mercedes-Benz praticamente dobrou as vendas de planos de manutenção. Foram 10.460 contratos assinados sobre os 5.370 planos do ano anterior. No balanço do ano, destaque ainda para a participação de 38% de planos de manutenção sobre o total de caminhões emplacados pela marca no Brasil.