Redação – 15.01.2020 –
Repasse será feito pela Caixa Econômica Federal, com contrapartida de R$ 4,5 milhões do governo estadual
As obras da primeira etapa de modernização da AM-010 acabam de ser viabilizadas pelo governo amazonense. A rodovia liga Manaus a Itacoatiara, numa extensão de 269 quilômetros. Com o financiamento de R$ 219,5 milhões, o governo estadual deve fazer a contrapartida de R$ 4,5 milhões. As obras devem ser iniciadas ainda no primeiro semestre desse ano, após o período de chuvas, e envolverão três frentes de trabalho.
A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra) já iniciou o processo licitatório para contratar empresa especializada para a realização de estudos para a elaboração do projeto de modernização da rodovia. Também está em licitação um projeto que prevê a sinalização horizontal e vertical do KM 17 ao Km 66, trecho que compreende Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.
Segundo o governo amazonense, as obras começam a partir de Itacotiara e devem levar de três a quatro anos. A iniciativa foi precedida – durante 2019 – de intervenções de manutenção em todos os trechos da rodovia, o que incluiu recapeamento asfáltico, reciclagem de pavimento e limpeza de camada vegetal das bordas da pista em trechos críticos, com o objetivo de garantir a trafegabilidade dos condutores de veículos.
Desta vez, a modernização da rodovia AM-010 prevê a realização de serviços de terraplanagem, drenagem, pavimentação, obras de arte, faixas de aceleração e sinalização dos 269 quilômetros da pista. As intervenções em estudo pretendem ainda promover a melhoria na sinalização horizontal e vertical, mudanças de traçado nos trechos onde forem recomendados por razões estritamente técnicas e de segurança, como por exemplo, as curvas perigosas. Não será feita na totalidade da rodovia, apenas em trechos estritamente necessários.
Além disso, está prevista a recuperação de pontes existentes para viabilizar a interligação segura de áreas alagadiças com a rodovia, bem como a readequação da capacidade do pavimento da pista de rolamento para a realidade do tráfego atual, prolongando o tempo de vida útil da rodovia.