Rodrigo Conceição Santos – 11.02.2020 –
O setor de implementos rodoviários começou o ano bem, segundo a associação que reúne os principais fabricantes desse mercado, a Anfir. Em janeiro, foram entregues 8.559 implementos, contra 8.020 do ano passado. A diferença representa 6,72% de aumento.
Esse é o computo de todas as categorias de implementos rodoviários e os retratos de alguns modelos, isoladamente, são ainda mais positivos. É o caso das betoneiras sobre caminhão. Encaixadas na categoria de carrocerias sobre chassis (que cresceu 7,86% em janeiro), ela teve o maior crescimento da sua classe (55%), chegando à venda de 42 unidades, contra 27 do mesmo mês do ano passado.
Parecem poucas unidades, mas isso significa um aumento considerável, que espelha o momento positivo da cadeia de concreto, principalmente considerando que o setor já cresceu em 2019 e a maior prova disso é que os emplacamentos de betoneiras praticamente triplicaram no ano passado, quando foram entregues mais de 500 unidades.
Historicamente, esclarece a Anfir, o total de carroceria sobre chassis mantém uma relação de 1,8 a 2 produtos por reboques e semirreboques. Essa relação não foi atingida em 2019 e segue da mesma forma no primeiro mês de 2020. “Isso mostra que ainda há demanda reprimida nos negócios relacionados ao mercado de logística nas cidades”, explica Norberto Fabris, presidente da Anfir. “Uma vez que a atividade econômica no mercado de varejo responda com mais força, poderemos ter um crescimento nas vendas de produtos da linha Leve”, salienta.
Todavia, ele comemora que “começar o ano com resultado positivo é sinal de que a curva ascendente de negócios iniciada em 2019 poderá prosseguir em 2020”.
O segmento de reboques e semirreboques registrou 4.646 unidades emplacadas, o que representa 5,78% de aumento sobre o mesmo mês de 2019. Já no setor de carroceria sobre chassis, o total de emplacamentos registrado em janeiro de 2020 foi de 3.913 produtos (aumento de 7,86%).