Redação – 09.07.2020 –
A Mercedes-Benz desenvolveu nova versão do caminhão Atego 2730, com quatro eixos, para acoplar balão betoneira. O veículo foi utilizado em parceria com a Supermix para o desenvolvimento de uma autobetoneira, com capacidade de 8 m³ e que, segundo as desenvolvedoras, é mais leve do que outros modelos disponíveis no mercado e atende aos limites impostos pela Lei da Balança.
O modelo tem cabina curta, tanque de combustível de 120 litros, tanque de ARLA de 12 litros e caixa de bateria menor, entre outras otimizações como as rodas de alumínio. Com isso, mesmo tendo a introdução do segundo eixo dianteiro autodirecional, foi mantido o espaçamento entreeixos original, com 3.600 mm, contribuindo sistematicamente para a redução de peso.
“O Centro de Customização para Clientes da Mercedes-Benz e os nossos parceiros da Supermix alcançaram um resultado fantástico. Esse Atego 2730 8×4 pesa uma tonelada a menos que o modelo concorrente mais leve”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing caminhões e ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Tínhamos o objetivo de criar uma betoneira 8×4 para 8 m³ de concreto que operasse dentro da Lei da Balança. A meta era difícil, mas o meu time de produto encarou o desafio e chegou a um produto que, acima de tudo, assegura o alto nível de qualidade, robustez e resistência dos produtos da nossa marca. Essa solução sinaliza uma forte tendência de mercado no transporte de concreto”, salienta.
Mesmo com o 4º eixo, o comprimento total desse Atego 8×4 customizado está mantido nos 7.596 mm da versão 6×4. Isso facilita as manobras para o motorista em locais estreitos e nos pisos irregulares dos canteiros de obra, agilizando também a circulação no tráfego urbano, especialmente em vias congestionadas e ladeiras. “Dessa forma, o condutor da betoneira opera um 8×4 com a sensação de um 6×4, uma vez que o comprimento total é o mesmo”, diz Leoncini.
Supermix utilizou alta tecnologia no projeto do implemento
Para contribuir com a redução de peso do veículo, a Supermix lançou mão de um balão de aço inoxidável especial, mais leve e reforçado, além de um sobrequadro de alumínio na estrutura onde é fixado o balão. O motor hidráulico acoplado ao redutor que movimenta a betoneira também é compacto e mais leve, sem abrir mão da eficácia. Alguns materiais metálicos foram substituídos por polipropileno, mais leves e igualmente resistentes.
O Atego 2730 8×4 betoneira está em operação da concreteiras da Supermix em Barueri (SP) desde o início deste ano. “A produção de implementos não faz parte do negócio principal da Supermix, mas nos dedicamos a esse projeto em conjunto com a Mercedes-Benz porque vimos nessa parceria a oportunidade de encontrar uma solução que nos trouxesse mais produtividade. Queríamos transportar mais carga com menos viagens, reduzindo o custo do transporte e atendendo a Lei da Balança”, diz Sérgio Lima, diretor da área de equipamentos da Supermix. “Esse é um projeto totalmente único, fora dos padrões do mercado. Não medimos esforços técnicos e financeiros para desenvolver, junto com os colegas da Mercedes-Benz, a betoneira mais leve do mercado. Ao mesmo tempo, esse veículo teria de suportar as resultantes extras severas transmitidas pelo implemento, provocadas pela carga dinâmica do concreto no balão”, complementa.
A Supermix tem uma frota de mais de 2.500 equipamentos, entre caminhões betoneira, bombas de concreto, pás carregadeiras, centrais dosadoras e centrais misturadoras de concreto.