Vale a pena migrar do AMR para o AMI nas concessionárias de água?

Redação – 14.07.2020 – Experiência nos Estados Unidos mostra ganhos com o avanço do sistema segundo a Itron A digitalização nas concessionárias de água e esgoto deve pautar muitas discussões futuras no Brasil com o novo marco legal do saneamento e duas siglas devem fazer parte das conversas: AMR e AMI, respectivamente leitura automática do […]

Por Redação

em 14 de Julho de 2020

Redação – 14.07.2020 –

Experiência nos Estados Unidos mostra ganhos com o avanço do sistema segundo a Itron

A digitalização nas concessionárias de água e esgoto deve pautar muitas discussões futuras no Brasil com o novo marco legal do saneamento e duas siglas devem fazer parte das conversas: AMR e AMI, respectivamente leitura automática do medidor e infraestrutura avançada de medição. A AMI é uma etapa avançada da AMR e a experiência da Itron na cidade de Fairborn, em Ohio, mostra que o caminho de evolução é um acerto. Pelo menos é o que conta o artigo em inglês publicado no site Water Online (www.wateronline.com).

De acordo com a publicação, a mudança da leitura manual do medidor para a automática do medidor (AMR) e, eventualmente, para a infraestrutura avançada de medição (AMI), tornou uma pequena equipe de operações mais produtiva, fornecendo informações mais oportunas sobre a água da cidade estação de tratamento e sistema de distribuição e grande melhoria no atendimento ao cliente.

A transição da leitura manual para o AMR aconteceu entre 1999-2000, mantendo os horários mensais de leitura e cobrança dos três distritos que atendiam 13.500 contas e 33.000 residentes. “Mas em 2017, quando a infraestrutura de AMR da virada do século começou a exceder sua vida útil projetada e a equipe de serviço estava substituindo até meia dúzia de transmissores de localização de clientes diariamente, a cidade começou a avaliar os benefícios da atualização para a AMI”, explica o artigo.

Os ganhos do AMR proporcionaram economia de mão de obra esperada e precisão digital que minimizava os erros de entrada de dados sem exigir que os leitores do medidor exigissem fisicamente um caminhão para visitar cada local do cliente a cada período de cobrança. A mudança para a AMI levou o conceito de automação um passo adiante, permitindo leituras de dados digitais diariamente, mesmo a cada hora, e facilitando a detecção de mudanças repentinas ou a evolução de tendências de maneira mais rápida e fácil.

Entre as características da migração da AMR para a AMI está a integração da coleta e análise de dados de consumo de água a um sistema central de cobrança e avaliação diária, eliminando a necessidade de confiar em um instantâneo mensal. A coleta de várias leituras diárias fornece à cidade uma visão mais precisa e detalhada do consumo e das tendências da água e ajuda a sinalizar instâncias de água potencialmente não lucrativa, como atividades em propriedades supostamente vagas ou a perda de sinais em contas ativas.

A cidade também usa dados de vazamento para fornecer ajustes nas contas de esgoto dos clientes por “vazamentos indetectáveis” – onde a água vazou para o solo em vez de pelo ralo e para o sistema de esgoto. No futuro, a Fairborn também procurará complementar seus estudos quadrienais de vazamentos com comparações periódicas de volumes diários de tratamento versus volumes diários de faturamento, ajudando a cidade a entender para onde a água está indo e simplificando as operações.