Redação – 29.07.2020 –
Concessionária testa veículo com autonomia para 200 km em transporte de materiais. Importado, o veículo é de fabricação chinesa.
A distribuidora de energia paranaense está testando seu primeiro caminhão elétrico na frota. Trata-se de um veículo fabricado pela montadora chinesa JAC Motors, com autonomia para rodar 200 km sem abastecimento e capacidade de transporte de 7,5 toneladas de carga. O caminhão vai ser utilizado para movimentar materiais entre a capital, Curitiba, e cidades da Região Metropolitana, do litoral e da região dos Campos Gerais.
Importado, o caminhão elétrico não emite gases poluentes e é livre de ruído e vibração. Segundo a concessionária, o modelo é o único na capacidade de transporte especificado pela empresa. O veículo entrará em testes na próxima semana e, segundo a JAC Motors, o custo total por quilômetro rodado resulte em 4 a 5 vezes menos, na comparação com a alimentação a óleo diesel.
A distribuidora paranaense tem dois veículos elétricos atualmente em atividades cotidianas e planos para expandir a participação na frota. “A Copel tem sido protagonista nas pesquisas sobre o gerenciamento da rede elétrica para abastecimento veicular, e temos interesse em testar todo tipo de veículo que utilize fontes limpas e renováveis, como a eletricidade”, afirma o gerente de Projetos Especiais da Copel Distribuição, Edison Ribeiro.
O desenvolvimento da mobilidade elétrica é uma das frentes de inovação da empresa: em 2019, ela concluiu a instalação de postos de recargas que formam a maior eletrovia do Brasil, com 730 quilômetros de extensão, ligando o Porto de Paranaguá às Cataratas do Iguaçu. O projeto, executado em parceria com a Itaipu Binacional, instalou 12 eletropostos ao longo da BR-277, nos municípios de Paranaguá, Curitiba, Palmeira, Fernandes Pinheiro, Irati, Prudentópolis, Candói, Laranjeiras do Sul, Ibema, Cascavel, Matelândia e Foz do Iguaçu.