Rumo finaliza ponte ferroviária que liga SP a MG na Malha Central

Redação – 11.09.2020 – A ponte ferroviária Rio Grande, que ligará São Paulo ao futuro terminal de Iturama (MG) estão com obras concluídas, segundo a Rumo, operadora logística responsável. A estrutura compõe a Malha Central (antiga ferrovia Norte-Sul) e receberá trens que atenderão aos mercados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais. A Rio Grande é […]

Por Redação

em 11 de Setembro de 2020

Redação – 11.09.2020 –

A ponte ferroviária Rio Grande, que ligará São Paulo ao futuro terminal de Iturama (MG) estão com obras concluídas, segundo a Rumo, operadora logística responsável. A estrutura compõe a Malha Central (antiga ferrovia Norte-Sul) e receberá trens que atenderão aos mercados de Goiás, Tocantins e Minas Gerais.

A Rio Grande é uma das maiores pontes do trecho, com 495 metros de extensão. Ela foi construída em estrutura mista de concreto e aço e pesa cerca de mil toneladas. Com dez vãos, sendo sete constituídos por vigas de concreto e outros três por estrutura metálica, a obra havia sido iniciada antes da Rumo assumir a concessão.

Segundo a empresa, cerca de 200 colaboradores diretos e 50 indiretos trabalharam na retomada da construção, que teve início em dezembro de 2019 com a mobilização e montagem de canteiro na margem da cidade de Iturama (MG).

“A Rumo fez vigas, lajes e serviços complementares de engenharia, de modo a completar a superestrutura. Fabricou e instalou nove vigas da ponte com avançados recursos: elas foram içadas e lançadas com uma dupla de guindastes com capacidade de 500 toneladas cada”, diz Angelo Kury Deves, diretor de operações da Malha Central.

A operação comercial da Malha Central, composta por trecho de 1.537 quilômetros entre Porto Nacional (TO) e Estrela D’Oeste (SP), tem como previsão de início o primeiro semestre de 2021.