Scania lança primeira linha de caminhões pesados com motor elétrico

Redação – 16.09.2020 – A Scania anunciou hoje o lançamento das primeiras linhas de caminhões pesados equipados com bateria de 165–300 kWh para o motor elétrico de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 CV, na Suécia, seu país de origem. Os modelos podem ter cinco ou nove baterias, chegando a autonomia de até 250 km […]

Por Redação

em 16 de Setembro de 2020

Redação – 16.09.2020 –

A Scania anunciou hoje o lançamento das primeiras linhas de caminhões pesados equipados com bateria de 165–300 kWh para o motor elétrico de 230 kW, equivalente a aproximadamente 310 CV, na Suécia, seu país de origem. Os modelos podem ter cinco ou nove baterias, chegando a autonomia de até 250 km com uma única carga. O caminhão híbrido plug-in também está sendo lançado e permite viajar longas distâncias em modo de motor de combustão e até 60 km em modo elétrico.

Tanto a motorização eletrificada quanto a híbrida estão disponíveis primeiramente para os veículos de cabine L e P da marca. Isso envolve os caminhões usados para transportar carga geral e refrigerada, carrocerias basculantes, betoneiras e coletores de lixo, além de serviços de combate a incêndio e resgate. 

“É com muito orgulho que anunciamos o início do compromisso com eletrificação”, disse o Presidente e CEO Global da Scania, Henrik Henriksson. “Nos próximos anos, lançaremos produtos eletrificados anualmente para toda a nossa linha de veículos. Para isso estamos reorganizando nossas unidades fabris. Em alguns anos, também teremos caminhões elétricos de longa distância, adaptados para carregamento rápido durante os períodos de descanso obrigatórios dos motoristas”, salienta.

Para a montadora, a eletrificação da frota de caminhões comerciais pesados é decisiva para atingir a meta do Acordo de Paris, que limita o aquecimento global a menos de 2°C. “Os veículos movidos a combustíveis alternativos e eletrificados fazem parte da estratégia global de sustentabilidade da Scania e são implementados nos mercados em que a marca atua conforme condições locais de infraestrutura e econômicas”, informa a companhia.

No Brasil, por enquanto, os caminhões movidos a gás natural e biometano são a melhor opção para clientes e embarcadores que estão empenhados na redução de emissão de gases do efeito estufa. Os veículos elétricos ainda não têm data para chegar aqui.