Redação – 25.09.2020 –
Um conjunto de empresas que operam no terminal de conteineres de Santos, além de associações como o Comitê Brasileiro de Túneis, o ITA e o Sindicato das Agências de Navegação Marítima do Estado de São Paulo criaram uma campanha para incentivar a construção de um túnel imerso para ligar os municípios de Santos e Guarujá. A ideia não é nova, e já foi projetada pela Dersa, mas terminou não saindo do papel ainda.
A campanha Vou de Túnel defende que essa obra cria alternativa para a mobilidade urbana e melhoria da qualidade de vida da população das cidades, além de ser a opção mais rápida para o deslocamento e mais econômica para os cofres públicos.
Casemiro Tércio Carvalho, ex-presidente da Autoridade Portuária de Santos, está engajado no movimento. O executivo e engenheiro naval Engenheiro naval avalia que o túnel aumentará o potencial de negócios do Porto de Santos, maior gerador de emprego e renda da Baixada Santista. “O projeto do túnel traz mais segurança e viabiliza a passagem de navios mais altos, o que significa mais negócios para o Porto de Santos e impactos positivos na economia local. Não podemos jogar uma pá de cal no maior porto da América Latina ao criar obstáculos para a navegabilidade e para o desenvolvimento da operação portuária”, diz.
Ele defende que o projeto de Túnel seja incluído na desestatização do Porto de Santos, planejada pelo Governo Federal. A campanha, segundo Carvalho, vem para informar as vantagens do modal, tanto para o desenvolvimento portuário na região quanto para as cidades de Santos e Guarujá. “A comunidade merece participar ativamente da discussão e ter acesso às informações e aos dados técnicos que comprovam que o túnel imerso é a melhor alternativa de ligação seca entre as duas cidades”, pondera.
O diretor da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos, Eduardo Lustoza, diz que os números apontam o projeto do túnel imerso, primeiro a ser construído no Brasil, como a forma mais eficiente, rápida e econômica de conectar os municípios, promovendo, simultaneamente, mobilidade urbana e desenvolvimento portuário em Santos, atividade que impacta positivamente a economia de todo o país.
“O túnel Santos/Guarujá atenderá mais de 40 mil pessoas por dia e reduzirá em 25 minutos o tempo de travessia. O trajeto entre as cidades passará a ser feito em menos de cinco minutos. Com a distância de apenas 1,7 km e localização estratégica, o túnel é também uma opção mais econômica e tem menor custo do que os outros projeto apresentados”, diz
A Autoridade Portuária de Santos atualizou o traçado, em 2019, o que permitiu reduzir a necessidade de desapropriações e baratear a obra, além de representar menor impacto no ambiente urbano. “Com a medida, 95% das desapropriações previstas pelo projeto anterior foram eliminadas”, diz Tarcísio Barreto Celestino, mestre e doutor em Engenharia Civil pela University of California Berkeley e professor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos (USP).
De acordo com ele, essa é a melhor alternativa sob o prisma da mobilidade urbana, já que permite a integração de ciclovias e conta com uma via exclusiva para o VLT (Veículo Leve sobre Trilhos), reduzindo o tempo de deslocamento com o transporte público e proporcionando menos trânsito na balsa. “No túnel, todos são bem-vindos, já que o projeto disponibiliza acesso seguro para ciclistas, pedestres e skatistas. Com um debate técnico e amplo, envolvendo os governos federal, estadual e municipal, além da Autoridade Portuária e de toda a população da região. Ficará claro que o túnel é o caminho mais viável para a ligação seca”, defende.