DHL adota caminhão totalmente elétrico

Redação – 13.04.2021 – O braço brasileiro da DHL vai adotar seu primeiro caminhão totalmente elétrico no Brasil, ampliando a frota de distribuição que já conta com bicicletas e vans elétricas. O veículo, modelo JAC iEV1200T, tem capacidade de 7,5 toneladas e é até 5 vezes mais econômico do que os movidos a combustíveis comuns. […]

Por Redação

em 13 de Abril de 2021

Redação – 13.04.2021 –

O braço brasileiro da DHL vai adotar seu primeiro caminhão totalmente elétrico no Brasil, ampliando a frota de distribuição que já conta com bicicletas e vans elétricas. O veículo, modelo JAC iEV1200T, tem capacidade de 7,5 toneladas e é até 5 vezes mais econômico do que os movidos a combustíveis comuns. Como é totalmente elétrico não emite dióxido de carbono.

Focado em transporte urbano, o caminhão VUC, possui baixo custo operacional, autonomia de 200 km, baterias de fosfato de ferro-lítio de 97 kWh e um custo por km rodado cinco vezes menor que um caminhão movido a diesel equivalente. Ele se integra a frota de mais de 25 veículos elétricos da DHL Supply Chain já rodando no Brasil com a vantagem de ter uma capacidade de carga maior. Outras vantagens são a isenção de restrições na circulação urbana, silêncio e baixa trepidação na rodagem e agilidade na recarga.

“A inclusão do primeiro caminhão elétrico em nossa malha de transportes é mais um passo fundamental para que atinjamos a meta de eliminar a emissão de CO² de nossas operações de TSP até 2050”, a afirma Fábio Miquelin, Head de Transportes da DHL Supply Chain no Brasil. De acordo com ele, o caminhão elétrico tem uma capacidade de carga muito maior, expandindo sua aplicação e impacto. Miquelin adianta que a DHL negocia a aquisição de mais veículos elétricos.

A DHL Supply Chain irá utilizar o VUC elétrico para coletas e entregas na cidade de São Paulo, principalmente para os mercados de varejo, moda, consumo e insumos médicos e remédios, incluindo pontos como shoppings, farmácias, lojas de rua e supermercados.