JCB apresenta retroescavadeira a GNV

Redação – 26.04.2021 – A fabricante inglesa JCB apresentou, durante o 9º Fórum Internacional de Gás de São Petersburgo, na Rússia, a retroescavadeira 3DX Dual Fuel, movida a gás natural veicular (GNV) e diesel. O equipamento é produzido na Índia desde o final de 2020 e tem tanques de GNV montados sobre o teto da […]

Por Redação

em 26 de Abril de 2021

Redação – 26.04.2021 –

A fabricante inglesa JCB apresentou, durante o 9º Fórum Internacional de Gás de São Petersburgo, na Rússia, a retroescavadeira 3DX Dual Fuel, movida a gás natural veicular (GNV) e diesel. O equipamento é produzido na Índia desde o final de 2020 e tem tanques de GNV montados sobre o teto da cabine.

O motor diesel do equipamento, com 4,4 litros e 55kW é modificado para operar tanto com 100% de diesel quanto com uma mistura de diesel e GNV. Para o controle do operador, há um interruptor seletor na cabine que permite alternar entre o modo padrão e o modo duplo de combustível. Na operação 100% diesel, o motor funciona normalmente, injetando combustível nas câmaras de combustão do motor. Já no modo de duplo combustível, enquanto o diesel continua sendo injetado, uma porcentagem é substituída por gás natural comprimido, dependendo da rotação do motor e da carga na máquina. Essa tecnologia garante que não haja perda de potência ou desempenho.

De acordo com a fabricante, o principal benefício é a menor emissão de óxido de nitrogênio (NOx) e material particulado (PM) do GNV, além de da redução de CO2. A tecnologia garante ainda uma redução significativa de consumo. Dependendo do modo de operação, o gasto pode ser até 50% menor do que o de um motor comum. “A JCB entende que sustentabilidade não é uma tendência ou um modismo, mas sim um conceito que precisa ser aplicado em todos os setores da sociedade já nesta época em que vivemos, inclusive na construção civil e no agronegócio”, diz José Luis Gonçalves, presidente da JCB para o Brasil e América Latina.