Softwares, drones e BIM ajudam construtoras a suprir alta demanda por imóveis residenciais e corporativos

Redação – 31.08.2021 – Dados da CBIC apontam alta de 46,1% na venda de apartamentos novos em 2021, com tecnologia sendo ferramenta para permitir mais agilidade nas obras 

Com a alta demanda e a queda de imóveis disponíveis, construtoras estão usando tecnologia para acelerar processos e reduzir as perdas e o impacto no meio ambiente. Segundo dados divulgados no final de agosto pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), aumentou em 46,1% o número de vendas de apartamentos novos no primeiro semestre de 2021, em relação ao mesmo período do ano passado. 

O Grupo A.Yoshii utiliza sistemas inteligentes e modernos que auxiliam e agilizam as etapas de construção. Um exemplo é o uso de drones para o monitoramento das edificações junto com tablets, o que acelerar a resolução de problemas técnicos em tempo real. Também são usados softwares para checagem de serviços e materiais e controle das atividades desenvolvidas na obra. 

A Modelagem da Informação da Construção (BIM, na sigla em inglês), também está presente. Em linhas gerais, essa metodologia permite criar soluções digitais, manejando coordenadamente toda a informação de um projeto. Ela permite prever as possíveis interferências e os impactos no canteiro e antecipar soluções na realização da obra.