Redação – 03.11.2021 – Programa federal recebeu 23 requerimentos de empresas interessadas em construir e operar 7,5 mil quilômetros de estradas de ferro
O programa federal Pro Trilhos, que estimula a ampliação da malha ferroviária nacional pelo instrumento de outorga por autorização, alcançou a cifra de R$ 100 bilhões de investimentos previstos em novas ferrovias. Com os dois novos requerimentos protocolados no Ministério da Infraestrutura (MInfra), chega a 23 pedidos no total sendo analisados pela equipe da Secretaria Nacional de Transportes Terrestres (SNTT). Deste total, 19 já passam por análise de viabilidade locacional junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
Os 23 requerimentos foram formulados por 12 investidores privados interessados em construir e operar segmentos ferroviário – e somam 7,5 mil quilômetros de novos trilhos, cruzando 14 estados. As solicitações atendem demandas históricas do transporte ferroviário quanto à provisão de novas rotas e à inclusão de mais operadores na oferta ferroviária para escoamento de cargas minerais, agrícolas e por contêineres pelo País.
Dos 23 processos recebidos, 19 foram encaminhados à ANTT para as análises técnicas quanto à compatibilidade locacional dos projetos com o restante da malha ferroviária federal, implantada ou outorgada. Os demais ainda estão em fase de conferência da documentação recebida, o que é feito pela equipe da SNTT.
Quais são os investimentos em novas ferrovias
Atuante no setor de infraestrutura portuária, a Petrocity apresentou seu terceiro requerimento ao Governo Federal para desenvolver uma estrada de ferro. Agora, para operar um segmento entre Campos Verdes (GO) e Unaí (MG), com 530 quilômetros de extensão e investimento previsto em R$ 5,3 bilhões. A empresa também protocolou pedidos de São Mateus (ES) a Ipatinga (MG), com 410 quilômetros e R$ 4,1 bilhões em investimentos, e de Brasília (DF) a Barra de São Francisco (ES), com 1,1 mil quilômetros de extensão e R$ 14,22 bilhões em investimento previsto.
Já a Minerva Participações e Investimentos S.A. propôs uma ferrovia com 571,3 quilômetros de extensão, conectando os municípios de Açailândia (MA) a Barcarena (PA). Esse é o primeiro pedido formulado pela empresa, que pretende, com o ramal, criar uma nova alternativa de escoamento da Ferrovia Norte-Sul (FNS). O empreendimento deve exigir a aplicação de R$ 5,71 bilhões.
Confira a relação de todos os requerimentos apresentados até aqui:
- Petrocity: São Mateus/ES – Ipatinga/MG: 410 km de extensão
- VLI: Lucas do Rio Verde/MT – Água Boa/MT: 557 km de extensão
- VLI: Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 235 km de extensão
- VLI: Porto Franco – Balsas/MA: 230 km de extensão
- VLI: Cubatão/SP-Santos/SP: 8 km de extensão
- Ferroeste: Maracaju/MS – Dourados/MS: 76 km de extensão
- Ferroeste: Guarapuava/PR – Paranaguá/PR: 405,2 km de extensão
- Ferroeste: Cascavel/PR – Foz do Iguaçu/PR: 166 km de extensão
- Ferroeste: Cascavel/PR a Chapecó /SC: 286 km de extensão
- Grão Pará: Alcântara/MA – Açailândia/MA: 520 km de extensão
- Planalto Piauí Participações: Suape/PE – Curral Novo/PI: 717 km de extensão
- Fazenda Campo Grande: Terminal Intermodal em Santo André/SP: 7 km de extensão
- Macro Desenvolvimento Ltda.: Presidente Kennedy/ES – Conceição do Mato Dentro/MG -Sete Lagoas/MG: 610 km de extensão
- Petrocity: Barra de São Francisco/ES – Brasília (DF): 1.108 km de extensão
- Rumo: Santos – Cubatão – Guarujá/SP – 37 km
- Rumo: Água Boa – Lucas do Rio Verde/MT: 508 km de extensão
- Rumo: Uberlândia/MG – Chaveslândia/MG: 276,5 km de extensão
- Bracell: Lençóis Paulistas (SP): 4,29 km de extensão
- Bracell: Lençóis Paulistas-Pederneiras (SP): 19,5 km de extensão
- Morro do Pilar Minerais S.A: Colatina – Linhares (ES): 100 km de extensão
- Brazil Iron Mineração Ltda: Abaíra – Brumado/BA – Fiol – FCA: 120 km de extensão
- Petrocity: Campos Verdes/GO – Unaí/MG: 530 km de extensão
- Minerva: Açailândia/MA a Barcarena/PA: 571,3 km de extensão