Volvo apresenta protótipo de carregadeira autônoma e elétrica

Redação – 16.11.2021 – LX03 foi desenvolvida em parceria com a fabricante de brinquedos Lego e pode ser programada para realizar serviços pesados, repetitivos ou perigosos  A Volvo Construction Equipment apresentou uma carregadeira de rodas autônoma e elétrica, capaz de tomar decisões, executar tarefas sozinha e interagir com humanos. Chamada de LX03, a máquina ainda […]

Por Redação

em 16 de Novembro de 2021
Redação – 16.11.2021 – LX03 foi desenvolvida em parceria com a fabricante de brinquedos Lego e pode ser programada para realizar serviços pesados, repetitivos ou perigosos 

Lego Technic desenvolveu uma versão em miniatura que, posteriormente, serviu de base para o protótipo LX03 (foto: divulgação).

A Volvo Construction Equipment apresentou uma carregadeira de rodas autônoma e elétrica, capaz de tomar decisões, executar tarefas sozinha e interagir com humanos. Chamada de LX03, a máquina ainda não foi lançada comercialmente, mas a fabricante espera que suas inovações sirvam de base para aplicações do futuro. 

Inspirado em um conceito criado por engenheiros e designers da Volvo CE e da Lego Technic, uma empresa da fabricante de brinquedos, o Volvo LX03 representa o próximo passo da Volvo CE em máquinas inteligentes, segundo a montadora. Ele está em linha com a determinação da marca em descarbonizar a indústria da construção. 

De acordo com a Volvo, é preciso transformar a indústria da construção com soluções inteligentes e sustentáveis, com impacto em escala global. A LX03 representa isso, diz a montadora. 

Parceria pioneira 

O que começou como um projeto entre designers e engenheiros das duas empresas para explorar o potencial para o futuro da construção, evoluiu com a apresentação bem sucedida do 42081 Lego Technic Concept Wheel Loader ZEUX, a versão em miniatura (ou de brinquedo) da LX03. Segundo a Lego Technic, esta é a primeira vez que uma máquina real é construída com base em um modelo e não o contrário. 

O protótipo LX03 foi construído por uma equipe dedicada de engenheiros, programadores e técnicos da Volvo CE em Eskilstuna (Suécia) e Konz (Alemanha), em colaboração com a equipe de design de Gotemburgo, da matriz da marca na Suécia. O resultado é um carregador de rodas de 5 toneladas, desenvolvido como um conceito modular que pode ser produzido em tamanho maior ou menor com poucas mudanças no processo de fabricação. 

Ele também compartilha sua transmissão com a Volvo L25 Electric, tornando-o uma máquina de emissão zero e baixo ruído, com autonomia de até oito horas, dependendo da aplicação. O equipamento pode ser programado pelos clientes para realizar serviços pesados, repetitivos ou perigosos, reduzindo a necessidade de um ser humano no local das tarefas.