ISA CTEEP vai implementar armazenamento de energia por baterias de lítio

Redação – 18.11.2021 Este é o primeiro projeto do tipo em larga escala no Brasil e será aplicado no litoral sul de São Paulo 

A transmissora ISA CTEEP foi autorizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) a implementar o primeiro complexo de armazenamento de energia em baterias em larga escala no país. O projeto será instalado na subestação Registro (SP), uma das responsáveis pelo abastecimento do Litoral Sul Paulista, com baterias de lítio que ocuparão uma área de aproximadamente 4 mil m², o que equivale  a cerca de 30 contêineres.

O complexo de baterias terá 30 MW de potência instalada e deve ser entregue para operação até novembro de 2022, com investimentos que podem chegar a R$ 146 milhões. Segundo a ISA CTEEP, esse prazo visa garantir o abasteciemnto de energia à cerca de 2 milhões de moradores do Litoral Sul de São Paulo no versão de 2022/23.

Atuando nos momentos de pico de consumo, o complexo de baterias de lítio servirão como reforço à rede elétrica, assegurando energia adicional por até duas horas a toda a população da região. Segundo a ISA CTEEP, a intenção é evitar a interrupção no fornecimento de energia, algo passível dado o excesso de demanda tradicional dos verões nessa região.  

Sistema de baterias é versátil

O sistema de armazenamento em baterias pode ser utilizado em várias aplicações, como alívio de pontos de congestão do sistema elétrico e serviços ancilares, a fim de garantir o funcionamento do sistema como um todo, inclusive no controle de tensão e frequência. A transmissora também conta que é possível utilizá-lo e na compensação da variabilidade de geração de energia eólica e solar, possibilitando maior integração dessas fontes renováveis intermitentes ao Sistema Interligado Nacional (SIN). 

A tecnologia também é capaz de contribuir com o avanço da descarbonização, da descentralização e da digitalização, pois facilita a inserção de fontes renováveis; reduz custos de operação e expansão do sistema. Isso porque ela permite postergar a construção de grandes projetos, aumentar a integração de fontes energéticas econômicas e ser reutilizada em outros pontos do país que precisem de reforço no sistema elétrico. 

Nesse projeto, ISA CTEEP destaca o baixo impacto ambiental, uma vez que o complexo de baterias evita ou substitui a aplicação de grupos geradores a diesel. Em comparação, a transmissora diz que seriam necessários 350 mil litros do combustível para uma geração equivalente À do complexo de baterias. Assim, “deve ser evitada a emissão de 1.194 toneladas de gases de efeito estufa em cada dois anos de operação da tecnologia”, informa a companhia.

___________________________

Participe do Webinar InfraDigital Day – IoT e Cibersegurança no Setor Elétrico – dia 30 de novembro, das 9h30 às 12h00. Inscreva-se gratuitamente!! O evento é uma iniciativa da plataforma de conteúdo InfraDigital, uma parceria entre o Portal IPNews e o Portal InfraROI, com o patrocínio da Minsait.