Marcelo Forti* – 30.11.2021 –
A transformação digital é um movimento em que as empresas utilizam/adotam os recursos que a tecnologia oferece no cotidiano, buscando resolver problemas tradicionais de desempenho, eficiência e produtividade.
A pandemia acelerou esse processo de transformação devido à necessidade de se aproximar do cliente como de atender ao novo modelo de consumo. Entretanto, esta aceleração se deu através da evolução das plataformas digitais, globalização da conectividade e a disseminação em massa de tecnologia – que cada dia mais pressionam as organizações a modernizarem as suas plataformas tecnológicas.
Para se ter uma ideia, só nos três primeiros meses do ano de 2021, foram realizadas mais de 78 milhões de compras on-line, um crescimento de 54% em relação a 2020, é o que diz um levantamento da Neotrust. A SAP Brasil também anunciou mais um trimestre de forte crescimento de vendas do seu ERP na nuvem.
Sabemos que a tecnologia nos dias de hoje é fundamental e estratégica para o negócio, como parceira no processo de evolução e transformação das organizações, alinhada às ações estratégicas, táticas e operacionais, tornam o trabalho mais eficaz com a utilização correta dos recursos e por consequência a redução de custos.
Tudo isso começa no plano de negócio ou no planejamento estratégico, pois transformação digital não é simplesmente investir em tecnologia ou estar presente nas mídias sociais, e sim execução de ações disruptivas que envolvem: rever a estratégia – posicionamento de mercado, atendimento ao cliente; rever a gestão – necessidade de adequação ou mudança do modelo de negócio; saber quais os riscos envolvidos, quais tecnologias são apropriadas ao negócio e entender quando e como o negócio se transforma.
Além disso, novas competências vão surgir e será preciso: avaliar se os líderes atuais têm as competências necessárias para a transformação do negócio, se o time está pronto a atender essa nova estratégia e também deve ser revisto aspectos culturais da empresa que podem impactar nesta transformação.
Portanto, a Transformação Digital é uma jornada impulsionada não somente por habilitar tecnologias digitais e sim pela transformação que o negócio deverá sofrer para atender o novo modelo de consumo do cliente, por exemplo, e não sofrer mudanças a partir das tecnologias implementadas.
Abaixo, esclareço as principais dúvidas sobre a transformação digital. Confira:
1 – Quais os principais passos para começar a implementar a transformação digital?
É preciso: identificar a necessidade do negócio, eficiência, produtividade, mercado; saber quais os fatores externos e internos que pressionam o negócio a mudança; identificar as tecnologias e como elas vão apoiar o negócio a atingir seu objetivo e planejar os recursos e a execução. Ou seja, definir objetivos, estruturar a capacitação dos times, comprometimento das lideranças (Negócio e TI), foco no cliente, automatizar processos, métodos ágeis e novas tecnologias.
2 – Quais os maiores benefícios da transformação digital para os negócios?
Queremos mais agilidade, flexibilidade e segurança. Queremos poupar tempo, otimizar recursos e nos tornar cada vez mais sustentáveis. A transformação digital pressupõe que, com os componentes tecnológicos disponibilizados atualmente, é possível suportar o negócio, melhorar o desempenho de processos, integrar setores, otimizar operação e reduzir custos, encontrar novos nichos, aumentar o alcance comercial e resultando aumento do lucro, vantagem competitiva pela melhoria no atendimento e retenção de clientes, enfim, evoluir continuamente.
3 – Quais as principais desvantagens da transformação digital? Existem?
A transformação digital é aliada na transformação do negócio, mas pode se transformar em um pesadelo se não houver um plano claro de mudança e quais as tecnologias a serem adotadas para cada meio, considerando que a transformação digital é um processo cíclico em busca de alcançar objetivos e não um fim.
4 – Por onde podemos começar a implementar a transformação digital?
A partir da definição de uma estratégia e assim gerar ações disruptivas e de valor ao negócio. A importância nas escolhas das tecnologias deve-se a um bom planejamento estratégico, tático e operacional, com olhar nos requisitos de segurança, qualidade e eficiência. Entretanto, existem ações menores que bem mapeadas e identificadas podem ser realizadas a partir da implementação de robôs que irão acelerar a execução das atividades em média em mais de 5x em relação a execução humana – trazendo melhorias significativas em eficiência, por exemplo.
Transformação digital não acontece sem a transformação no negócio, não é um produto e sim um processo.
*Marcelo Forti é consultor e sócio na Kienbaum Brasil.