5G + aeroporto: 20 minutos do check in ao embarque

Nelson Valêncio – 02.12.2021 – A adoção das redes de quinta geração (5G) já é uma realidade no segundo maior aeroporto do mundo e os ganhos são reais: usuários da China Eastern Airlines podem fazer todo o processo de check-in ao embarque em 20 minutos. A base de tudo é o sistema de reconhecimento facial usado no mais novo aeroporto da capital chinesa, o Daxing. E o sistema, é claro, funciona porque a instalação em Beijing tem uma rede de 5G ativada e em pleno funcionamento.

A infraestrutura envolve mais de 25 mil antenas e outros dispositivos de conexão em larga escala que cobrem a área de 750 mil metros quadrados do aeroporto. Trata-se de uma rede moderna e personalizada pela Huawei para Daxing. Os dados são de Tiago Fontes, diretor de Ecossistema e Marketing da filial brasileira da fabricante asiática. Ele foi um dos palestrantes do Airport National Meeting (ANM 2021), organizado pela Associação Nacional de Empresas Administradoras de Aeroportos (Aneaa), realizado entre 29 de novembro e 01 de dezembro.

O reconhecimento facial não facilita somente a entrada no aeroporto, mas ajuda os passageiros em outras etapas. Um exemplo é a consulta dos painéis de voos, as “TVs com informação de embarque e desembarque”. Pois é, em Daxing, câmeras inteligentes reconhecem o passageiro e indicam o status do seu voo com destaques e as formas de chegar até portão de embarque, inclusive os meios de transporte interno, se for o caso.

A gestão de bagagem é outra operação que foi aperfeiçoada no mais novo aeroporto da capital chinesa. O processo envolve o uso de etiquetas com identificação por rádio frequência (RFiD) e câmeras móveis, o que leva a uma maior confiança na movimentação de bagagem e em melhoria operacional no ambiente aeroportuário. Também, nesse caso, a infraestrutura de antenas, implantadas em duas fases, avançou bem e é quase invisível, pois os requisitos estéticos para instalação dos equipamentos foram rígidos, tanto quanto os técnicos.

Além do formato atual, a rede 5G deve ser aperfeiçoada por uma série de sugestões refinadas pela Huawei junto com a administração portuária e devem ser adotadas entre 3 a cinco anos. Um exemplo é a ativação de robôs 5G para entrega de alimentos ou coleta de lixo dentro do aeroporto. Sonho? A Huawei já opera um centro de logística usando a mesma tecnologia em São Paulo e que é uma vitrine para futuras instalações no mundo.

O aeroporto deve ganhar ainda salas vips para reuniões com realidade aumentada e um sistema de computação em nuvem para viajantes de negócios. A interligação das redes 5G com o Wi-Fi local deve ser otimizada para atender a infraestrutura de transporte que atende o aeroporto, incluindo as linhas de metrô e vans de transporte. As teleconferências com vídeos de alta definição também estão na lista.

O presente e o futuro próximo do aeroporto de Daxing mostra uma realidade que também pode fazer parte da infraestrutura aeroportuária brasileira, principalmente pelas concessões recentes do setor. De acordo com a Aneaa, 44 aeroportos foram concedidos desde 2011. Juntos, os investimentos realizados pelas concessionárias nessas instalações somaram R$ 25 bilhões. Com o avanço da desestatização espera-se que outros 16 aeroportos sejam concedidos em 2022, ampliando as possibilidades de novos investimentos.