João Monteiro – 03.12.2021 – Dados da empresa mostram nível de vendas compatível com o do mercado e empresa mostra otimismo para 2022 com novo showroom digital
A Komatsu inaugurou ontem (2/12) um showroom virtual para o mercado brasileiro. O espaço é uma nova forma de prestar suporte ao mercado brasileiro, onde as vendas de máquinas de construção da companhia mostram resultados positivos e compatíveis com o mercado. Só em 2021, a empresa conseguiu vender 40% a mais de equipamentos em comparação a 2020, que já havia apresentado dados positivos no ano a ano, na casa dos 30%.
Luciano do Amaral, vice-presidente executivo da Divisão de Construção da Komatsu, conta que as vendas da empresa seguem o otimismo do mercado, como mostrou uma pesquisa recente da Sobratema. Para 2022, a empresa se mostra ainda mais confiante, apostando na continuidade de um crescimento sustentável na casa dos dois dígitos. “O número de pedidos de clientes é um indicador”, afirma.
O crescimento das vendas também é resultado de seu braço financeiro, o Banco Komatsu. Em 2020, ele bateu o recorde de valor total financiado, chegando a R$ 250 milhões, o suficiente para comprar cerca de 450 máquinas da empresa. Um novo recorde foi batido em 2021, quando a empresa chegou a R$ 300 milhões em financiamentos.
Paulo Alves, CEO do Banco Komatsu, diz que a empresa se diferencia pela velocidade na aprovação do crédito, devido ao conhecimento do mercado e do cliente. “No mesmo dia, o cliente sabe se foi aprovado ou não”, diz, destacando que a taxa de aprovação do banco é de cerca de 70%.
Showroom digital
Com o objetivo de ser um espaço de relacionamento com a marca de forma inovadora e tecnológica, a empresa inaugurou um showroom digital. O ambiente conta com exposição de sua linha de produtos, soluções de suporte ao produto, espaço sobre o centenário da empresa (completado em 2021), auditório, salas de reunião, Banco Komatsu e Komatsu Shop, voltada à comercialização de itens de moda da marca.
O Showroom da Komatsu, nome oficial do espaço, é uma solução onde os usuários podem encontrar informações detalhadas e de forma interativa sobre as soluções da Komatsu disponíveis no Brasil. A ideia é que o visitante se sinta no próprio local e que tudo pareça bem real. Por isso, houve investimento nos detalhes de cada área e funções disponíveis durante a navegação para que a experiência seja “especial”.
Segundo Amaral, a pandemia fez com que fosse preciso repensar a forma de fazer negócio e se comunicar com o cliente. “O showroom será central de conteúdo da Komatsu e sua principal ferramenta de comunicação”, afirma ele. O espaço digital também deverá ser usado para apresentar novos equipamentos da empresa no futuro.