Carga de aduelas chega para avançar projeto da Linha 6-Laranja do metrô de SP

Redação – 06.12.2021 – As estruturas de concreto serão fundamentais para o avanço das tuneladoras que seguirão no sentido sul e norte  A Concessionária Linha Universidade e a construtora Acciona se preparam para iniciar mais uma etapa da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. Na última semana, as empresas transportaram a primeira carga de aduelas […]

Por Redação

em 6 de Dezembro de 2021
Aduelas são usadas para dar sustentação aos túneis (foto: divulgação).
Redação – 06.12.2021 – As estruturas de concreto serão fundamentais para o avanço das tuneladoras que seguirão no sentido sul e norte 

Aduelas são usadas para dar sustentação aos túneis (foto: divulgação).

Concessionária Linha Universidade e a construtora Acciona se preparam para iniciar mais uma etapa da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo. Na última semana, as empresas transportaram a primeira carga de aduelas – estruturas pré-fabricadas de concreto armado – que irão revestir os túneis da Linha 6-Laranja de metrô. 

As nove aduelas serão fundamentais para o início da operação das tuneladoras (tatuzão) que farão a perfuração da linha. O primeiro equipamento deve entrar em operação ainda em dezembro deste ano. A partir do poço central, percorrerá dez quilômetros, abrangendo dez estações, com escavações em solo até a estação São Joaquim. 

Outra etapa das obras, no primeiro semestre do próximo ano, prevê a instalação de equipamento similar para a  perfuração de 5,3 quilômetros no sentido norte – até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha.   

A tuneladora que percorrerá o trecho sul pesa 2 mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,61 metros. Com ela, é possível perfurar aproximadamente 12 metros por dia. 

A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Para a sua operação são necessárias aproximadamente 50 pessoas. 

A Linha 6-Laranja ligará a Brasilândia à estação São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos.