Redação – 25.03.2022 – Gasola conta com plataforma que permite relação comercial direta entre empresas de logística terrestre e postos de combustível, gerando um desconto médio de R$ 0,22 por litro
A startup Gasola, criada por Ricardo Lerner, desenvolveu uma plataforma que conecta frotas de carros e caminhões de empresas a postos de combustíveis, na intenção de permitir uma relação comercial direta, com gestão e segurança e reduzir o custo na hora do abastecimento. Atualmente, a plataforma gera às transportadoras um desconto médio de R$ 0,22 por litro de diesel, segundo seu fundador.
A ideia de criar uma startup para reduzir o custo de combustíveis – principal gasto das transportadoras – e favoreça os postos foi uma forma de agilizar os serviços para ambos os lados. De acordo com dados do Departamento de Custos Operacionais da NTC&Logística – DECOPE, o diesel é hoje responsável por até 35% dos custos operacionais do transporte.
Antes de surgir a ideia de criação do Gasola, Lerner trabalhava em uma grande empresa brasileira que tinha seu próprio sistema de logística. Foi a experiência desta área que fez o CEO querer mudar de vida e empreender. “Optamos por atuar nesse setor por perceber que o maior custo das transportadoras é o combustível, sendo um problema que todos viviam e como também tínhamos muita consciência do mercado, decidimos agilizar o desenvolvimento dessa solução”, comenta Lerner.
Desde sua criação, em janeiro de 2020, o Gasola já teve um crescimento de 500%. A empresa fechou dezembro de 2021 transacionando R$ 275 milhões e tem como objetivo de fechar 2022 com mais de R$ 1 bilhão transacionados ao longo do ano.