Redação – 31.03.2022 – Os chamados “balanços sucessivos” permitem a construção do viaduto sem nenhum pilar de sustentação, como se a estrutura flutuasse no ar
O Metrô de Salvador-Lauro de Freitas adotou um sistema diferente para construir um viaduto nas obras de implantação do Tramo III ligando Pirajá a Águas Claras/Cajazeiras. A estrutura, que passa por cima da rodovia BR-324, vai utilizar o sistema inovador de construção chamado “balanços sucessivos”.
Este método consiste na concretagem “in loco” de pontes e viadutos, sem o uso de pilares de sustentação, como se a estrutura flutuasse no ar. Dessa forma, as obras podem avançar sem impactar o trânsito na rodovia.
Para viabilizar o projeto, foram construídas no local usinas para fabricação das treliças e placas de concreto utilizadas na obra. O empreendimento utiliza ainda um enorme guindaste de 54 metros que também chama a atenção de quem passa pelo local.
Na região metropolitana de Salvador, com cerca de 4 milhões de habitantes, o metrô é responsável pelo deslocamento diário de aproximadamente 300 mil usuários. Quando entrar em operação, o novo trecho vai acrescentar mais 50 mil passageiros ao fluxo diário. Duas novas estações serão implantadas ao longo dos novos cinco quilômetros de trilhos, melhorando a mobilidade e a qualidade de vida da população, além de contribuir para o desenvolvimento econômico da cidade.