Redação – 13.04.2022 – As fazendas fotovoltaicas ficarão localizadas nos estados de Minas Gerais e Ceará, além do Distrito Federal, e devem somar 33,4 MWP de capacidade instalada
A FazSol Energias Renováveis, joint venture formada pela operação brasileira da japonesa Shizen Energy e a incorporadora brasileira Espaço Y, fechou um contrato com a Órigo Energia para a construção de 17 fazendas solares em diferentes localidades do Brasil. Juntos, os empreendimentos somam 33,4 MWp de capacidade instalada, com produção de 65 GWh anual, equivalentes à eletricidade utilizada em 130 mil casas durante um mês. A previsão é que os projetos sejam concluídos ainda em 2022.
Os parques solares serão construídos no Distrito Federal (quatro locais), Minas Gerais (dois em Vazante) e Ceará (quatro em Mombaça, quatro em Independência e três em Pedra Branca), onde estarão localizados os clientes da Órigo Energia e para os quais será fornecida a energia produzida. Esses clientes receberão a energia por meio de um sistema remoto de geração distribuída compartilhada. Com ele, o cliente tem descontada na conta a quantidade de energia gerada e, caso esse recurso supere o valor cobrado, o crédito pode ser usado nos meses seguintes.
Considerando as 17 fazendas solares negociadas e mais oito em operação, o grupo Shizen Energy e o Espaço Y, por meio da FazSol, já têm parceria em um total de 25 projetos de energia renovável no Brasil. Somando os 8,6 MWp em operação atualmente e os 33,4 MWp em processo de implantação, a joint venture irá alcançar, ainda em 2022, 42 MWp de capacidade no País.