Brasil vai ser o primeiro país latino a operar plataforma eólica onshore mais potente da Siemens Gamesa

Redação – 16.05.2022 – O Complexo Eólico de Tucano, na Bahia, será o primeiro projeto no mundo a instalar a turbina SG 6.6-170, de 6.2 MW O Complexo Eólico de Tucano, localizado na cidade homônima no estado da Bahia, se tornou o primeiro projeto na América Latina a iniciar a operação comercial da plataforma Siemens Gamesa […]

Por Redação

em 16 de Maio de 2022
Redação – 16.05.2022 – O Complexo Eólico de Tucano, na Bahia, será o primeiro projeto no mundo a instalar a turbina SG 6.6-170, de 6.2 MW

O Complexo Eólico de Tucano, localizado na cidade homônima no estado da Bahia, se tornou o primeiro projeto na América Latina a iniciar a operação comercial da plataforma Siemens Gamesa 5.X e o primeiro no mundo a colocar em funcionamento a turbina eólica SG 6.6-170. O modelo tem uma capacidade nominal de potência de 6,2 MW e é produzido localmente na fábrica da Siemens Gamesa em Camaçari (BA) 

As 52 turbinas eólicas que farão parte do projeto terão uma capacidade total de 322 MW e serão fornecidas à produtora independente de energia AES. Durante a instalação das turbinas eólicas, a Siemens Gamesa mobilizará mais de 20 subcontratados locais que ajudarão em diferentes aspectos como construção, transporte e fornecimento de guindastes. 

A Siemens Gamesa destaca que o contrato com a AES reforça o compromisso da fabricante com o Brasil, considerado um mercado prioritário da empresa para energia eólica onshore. A companhia ainda destaca o potencial da região de Tucano como uma produtora desse tipo de energia renovável. 

A Siemens Gamesa também assinou outros contratos para a plataforma 5.X no Brasil. O parque eólico São Vitor no noroeste do Brasil terá 75 turbinas SG 6.6-170, com uma capacidade total instalada de 465 MW. E o projeto Santo Agostinho, no estado do Rio Grande do Norte, poderá gerar 434 MW através de 70 turbinas eólicas do mesmo modelo.