Dr. Asfalto aplica modelo do Uber no setor de pavimentação

João Monteiro – 13.06.2022 – Empresa conecta clientes com projetos de pavimentação a prestadores de serviço Uma das empresas que marcou presença na Paving Expo 2022 foi a Dr. Asfalto, especialista em pavimentação que passou por uma reinvenção do modelo de negócios para otimizar o custo das obras. Atualmente, a empresa faz o “meio de […]

Por Redação

em 13 de Junho de 2022
João Monteiro – 13.06.2022 – Empresa conecta clientes com projetos de pavimentação a prestadores de serviço

Uma das empresas que marcou presença na Paving Expo 2022 foi a Dr. Asfalto, especialista em pavimentação que passou por uma reinvenção do modelo de negócios para otimizar o custo das obras. Atualmente, a empresa faz o “meio de campo” entre clientes com projetos de pavimentação e quem presta esse tipo de serviço, garantindo uma experiência parecida com a do Uber na mobilidade.

Marcos Fernandes, diretor comercial da empresa, explica que os clientes desse mercado tem dificuldade em encontrar fornecedores. “Por exemplo, você tem obras pequenas que uma grande pavimentadora não tem interesse em fazer e obras médias que uma pequena não consegue fazer”, diz. O papel da Dr. Asfalto é intermediar a relação entre fornecedores e clientes para dar um “match”.

Com mais de 300 projetos e 1 milhão de tonelada aplicada de pavimentação em três anos, a empresa atende via redes sociais, site próprio e telefone. “O cliente entra em contato com a Dr. Asfalto para contratar o serviço de pavimentação e nós terceirizamos. Qualquer problema que venha dar, quem responde somos nós”, destaca o executivo. A contratação dos parceiros, que hoje giram em torno de dez, é escolhida através de disponibilidade e proximidade e transparente para o cliente.

A empresa ainda atua como uma espécie de consultoria, avaliando o terreno para pavimentação e trazendo um prognóstico do que é possível fazer no projeto, sem deixar de lado o orçamento do cliente. Um processo preliminar também pode ser feito por foto, caso o cliente só queira ter uma noção do preço.

Modelo de negócios para setor privado

Fernandes diz que o modelo da Dr. Asfalto acaba atendendo mais projetos privados, como estacionamentos para shoppings e hipermercados, além de obras de tamanho médio e pequeno. A empresa já atendeu rodovias, mas o executivo explico que o preço de projetos com concessionárias é baixo, o que acaba que não trazendo rentabilidade. O mesmo acontece com projetos de prefeituras.

Segundo o diretor, a Dr. Asfalto ainda pretende abrir uma nova linha de negócios e criar uma espécie de marketplace do serviço. A ideia é cadastrar fornecedores de serviços e insumos desse setor (como pavimentadores e pedreiras) para que um empreiteiro possa contratar aquele que mais lhe interessar, seja por preço ou por distância.