Redex resolve problema de cadastro de rede nas ISPs

Nelson Valêncio – 03.08.2022 – Equipamento identifica se há disponibilidade de porta óptica ou drop vago e atualiza o cadastro da infraestrutura dos provedores regionais A Redex Telecom tem um histórico de atualização de cadastro em redes de cobre, a infraestrutura tradicional de telecomunicações, formada pelo par trançado de cobre. A empresa foi responsável por […]

Por Redação

em 3 de Agosto de 2022
Nelson Valêncio – 03.08.2022 – Equipamento identifica se há disponibilidade de porta óptica ou drop vago e atualiza o cadastro da infraestrutura dos provedores regionais

Tela do testador da Redex, capaz de detectar o status do modem óptico (foto: divulgação).

A Redex Telecom tem um histórico de atualização de cadastro em redes de cobre, a infraestrutura tradicional de telecomunicações, formada pelo par trançado de cobre. A empresa foi responsável por atualizar boa parte da malha das operadoras, permitindo a oferta de internet banda larga com a tecnologia DSL. Hoje, em tempos de fibra óptica, os pares metálicos são uma parte pequena da rede das grandes teles e nunca foram o foco dos provedores regionais ou ISPs, como também são conhecidos. O problema de cadastro de rede, no entanto, permanece.

“O técnico dos provedores vai a campo e tem problemas para identificar se a porta está ocupada indevidamente ou se há algum problema no cabo drop que interliga a caixa terminal ao modem óptico (ONU, ONT, HGU)”, explica Ana Cláudia Leite, gerente de Produtos na Redex Telecom. De acordo com ela, o “know-how” de cadastro da empresa agora migrou da área de rede metálica para rede óptica, com a diferença que o processo é feito apenas por um equipamento de teste. O dispositivo detecta o status real do modem óptico, o aparelho que fica na casa do usuário final.

Com a identificação, os provedores conseguem validar o cliente em seu sistema e atualizar o banco de dados, ou seja, manter o cadastro real. O dispositivo também permite “amarrar” outras informações ao cadastro do cliente. E o mais interessante é que o processo é feito justamente quando o técnico está ativando o acesso de potenciais assinantes ou está resolvendo algum problema de manutenção. O testador ainda “aposenta” um kit básico que o profissional de campo precisa ter, como medidor de potência e fonte de luz visível.

Ana Cláudia Leite, gerente de Produtos na Redex Telecom (foto: divulgação).

A Redex lançou ainda o TMS-01 (Testador Multisserviço). Segundo Ana Cláudia, este equipamento substitui o notebook e/ou celular, medidor de potência e fonte de luz visível, entre outros. “O que acontece hoje é que as velocidades estão aumentando e a demanda é por 200 MB, 500 MB e até 1GB, de forma que é preciso ter um notebook para validar se a rede está conseguindo atender o que foi comprado pelo cliente na ponta”, argumenta a especialista. Com o testador, é possível simular esse notebook, assim como simular um celular e testar vários outros serviços. “É um combo de soluções num só dispositivo”, resume Ana Cláudia.

De acordo com ela, outro ganho é reduzir a possibilidade de roubos. Diferentemente de notebooks e celulares, o dispositivo de teste não tem valor para os leigos. “Tenho fila para entrega porque o mercado cresceu bastante e a Redex se dedicou ainda mais a esse tipo de solução nos últimos quatro anos”, finaliza a gerente de Produtos.