Redação – 30.09.2022 – Caminhão autônomo é o primeiro da marca e contou com ajuda de brasileiros no desenvolvimento
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) está testando seu primeiro caminhão autônomo, um Constellation 31.280 8×4. O modelo vai atuar junto às colhedoras no campo, em lavouras de cana-de-açúcar no interior de São Paulo, com foco em assegurar maior produtividade e eficiência à operação.
A tecnologia embarcada desenvolvida pelos engenheiros da VWCO permite que o caminhão, sem a atuação do motorista, seja capaz de manter a trajetória planejada, controlar a velocidade, reconhecer placas de sinalização, obstáculos e até pedestres. No entanto, o equipamento ainda vai operar com um motorista na cabine, para garantir a segurança.
Para isso, o veículo conta com uma direção eletricamente assistida, que faz a interface com toda a tecnologia embarcada. Além da caixa de direção com assistência elétrica, está equipado com um avançado sistema de geoposicionamento em tempo real (Real Time Kinematic ou RTK), que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 centímetros e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.
O controle da velocidade do “piloto automático” é outra das soluções utilizadas para a segurança e precisão na operação. O sistema determina e mantém a velocidade a ser cumprida na atividade, permitindo também ao motorista alterar através de teclas os valores de velocidade para mais ou para menos. Mesmo com o modo de condução autônoma ativado, o motorista tem o domínio de tudo: a qualquer momento, pode desativar a condução autônoma e assumir o controle do veículo.
Caminhão contou com equipe brasileira no desenvolvimento
O desenvolvimento das soluções contou com a expertise do time de engenharia do centro de pesquisa e desenvolvimento da VWCO em Resende (RJ), que ajudou na integração dos sistemas de automação e desenvolvimento de software e módulos de controle. A equipe ainda trabalhou no desenvolvimento da direção eletricamente assistida e suspensão reforçada.
Um destaque foi o desenvolvimento do sistema de câmeras com visão noturna, que substituem os retrovisores tradicionais e oferecem uma visão 360° ao redor do veículo, além de maior visibilidade durante a operação noturna.
O desenvolvimento contou também com as parcerias das empresas RAVEN para o sistema de geoposicionamento e da BMB para customização do veículo para aplicação na colheita da cana-de-açúcar, além de novas soluções como os eixos de bitola larga de 3 metros.
Sob medida para a operação canavieira
O caminhão autônomo da Volkswagen vai atuar juntamente com as colhedoras de cana-de-açúcar para a operação de transbordo dentro da lavoura e, na sequência, descarregando-a nos veículos de maior porte, que são responsáveis pelo transporte até as usinas. O sistema de navegação autônoma assegura um menor dano às mudas, pois conseguem dar maior precisão à operação de colheita respeitando o distanciamento de linhas e evitando o esmagamento pelos pneus das linhas onde as mudas se encontram.
Os eixos dianteiros contam com capacidade de 8 toneladas, aliados a eixos traseiros de 13 toneladas com redução no cubo, e totalizam um Peso Bruto Total (PBT) de 42 toneladas. Contam ainda com pneus de alta flutuação que reduzem a compactação do solo e aumentam a tração.
O veículo conta ainda com sistema de auxílio para partidas em rampa (HSA), aumentando a segurança e facilitando a operação para o motorista. Com o kit canavieiro, o modelo traz diversos itens que adaptam o caminhão à operação no segmento sucroalcooleiro, como grade de proteção frontal “quebra mato”; escapamento vertical, pré-filtro agrícola, proteção inferior do radiador “peito de aço”; protetor de alternador contra palha; protetor térmico das tubulações do sistema pneumático (freio), tela de proteção do radiador, pontos de ar para limpeza da cabine e da grade frontal e chicote elétrico com proteção robusta, tomada de força, entre outros.