Redação – 13.10.2022 – Oferta está baseada no uso de sensores em ativos dos aeroportos para ter mais controle sobre fluxo de passageiros
O mercado aeroportuário busca recursos que tornam as atividades mais rápidas e eficientes, com o intuito oferecer um atendimento de qualidade para um fluxo cada vez maior de pessoas. Para suprir essa demanda, a startup Evolv desenvolveu soluções para ajudar na gestão do volume de dados e transformar os processos dentre dos aeroportos, deixando-os “inteligentes”.
Para isso, a startup aposta no uso de sensores de Internet das Coisas (IoT) nos ativos de um aeroporto, como escadas rolantes, elevadores, esteiras e até para contagem de pessoas que entram nos banheiros. A ideia é ter uma melhor gestão de onde estão os passageiros. Durante a pandemia, por exemplo, ter esse tipo de informação era necessária para evitar aglomerações e minimizar o contato humano.
A análise desses dados também pode ajudar a reduzir despesas operacionais dos aeroportos, uma vez que viabiliza a implementação de manutenção preditiva, evitando a quebra e paradas desnecessárias para reparos. Sem contar na maior eficiência no monitoramento de ativos e na mitigação de riscos.
A startutp ainda defende que a modernização dos sistemas de monitoramento em aeroportos – com o uso de sensores que utilizam tecnologias de Inteligência Artificial e IoT – traz ferramentas que aprimoram toda a experiência do passageiro, com mais segurança, pontualidade e qualidade dos serviços prestados, deixando eles mais inteligentes.
Todas essas informações também abastecem as equipes gerenciais, que podem tomar decisões com mais agilidade, antecipar problemas e planejar como o aeroporto pode aumentar a sua capacidade e absorver um maior fluxo de pessoas.
O resultado, segundo a Evolv, é a melhor prestação de serviços aos usuários, otimização de custos nos processos de facilities, manutenção, aderência e rastreabilidade para indicadores da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).