Redação – 26.12.2022 – Durante o evento, constatou-se o pleno atendimento aos requisitos de carga, frequência e tensão nos padrões do Sistema Interligado Nacional
O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) divulgou nesta segunda-feira, 19 de dezembro, o relatório com a avaliação do desempenho da Operação do Sistema Interligado Nacional (SIN) durante a Copa do Mundo de Futebol 2022 no Catar. Durante os jogos da Seleção Brasileira e nos jogos das fases finais da copa do mundo de futebol, tradicionalmente se observa alteração do perfil de consumo decorrente da grande mobilização nacional para acompanhar tais partidas nas diversas mídias nas quais são disponibilizadas, especialmente pela TV. Esses fenômenos demandam a adoção de ações especiais de controle pelas equipes de operação do sistema para suportá-las adequadamente, evitando que ocorram variações acentuadas de tensão e frequência.
O relatório concluiu que, durante os jogos monitorados da Copa do Mundo FIFA 2022, pôde-se constatar o pleno atendimento aos requisitos de carga, frequência e tensão nos padrões do SIN, fato que enaltece o sucesso das ações adotadas por parte do ONS e dos agentes de geração, transmissão e distribuição, as quais permitiram assegurar a normalidade da operação do SIN, que refletiram na manutenção da qualidade e segurança no suprimento de energia elétrica.
Ainda de acordo com o relatório, não foram observadas variações significativas de carga nos jogos em que não houve a participação da seleção brasileira na Copa do Mundo FIFA 2022, com exceção da final entre Argentina e França ocorrida no domingo, dia 18 de dezembro de 2022.
O relatório também apresenta, como anexos, os boletins específicos disponibilizados ao longo da competição que avaliaram o impacto do evento no comportamento da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) durante as partidas da seleção brasileira, semifinais e final. As edições interativas dos boletins ainda estão disponíveis para consulta do site do ONS nesse link.