Big data aumenta vendas em lojas de materiais de construção civil

Redação – 10.01.2023 – Pesquisa mostram que 95% dos lojistas da área conseguiram aumentar vendas com a tecnologia  Uma pesquisa divulgada pela Prospecta Analytica, empresa de solução de Big Data, aponta que 95% das lojas de materiais de construção pesquisadas viram valor no uso do Big Data. Foram 2 mil ouvidos, com quase todos apontando que […]

Por Redação

em 10 de Janeiro de 2023
Redação – 10.01.2023 – Pesquisa mostram que 95% dos lojistas da área conseguiram aumentar vendas com a tecnologia 

Uma pesquisa divulgada pela Prospecta Analytica, empresa de solução de Big Data, aponta que 95% das lojas de materiais de construção pesquisadas viram valor no uso do Big Data. Foram 2 mil ouvidos, com quase todos apontando que as vendas cresceram com o uso da tecnologia, ajudando a encontrar oportunidades, como obras em andamento. 

Os dados da pesquisa também mostram o impacto do ambiente digital nos negócios do segmento. De acordo com os resultados, 46% afirma que a internet é a primeira opção de pesquisa para orçamento de materiais, seguida de indicação profissional (24%), contatos recebidos (19%) e visitas às lojas presencialmente (11%).

A crescente do setor de construção civil de 3% em 2022 incidiu diretamente nos dados apresentados pela plataforma, que mostrou que 96% dos entrevistados vendeu algum produto ou serviço on-line nos últimos seis meses, o que explica o aumento de 38% no consumo do meio digital no setor, quando comparado a 2021. 

Para os lojistas, a grande dificuldade no processo de vendas, segundo 61% entrevistados, é a prospecção de clientes. A falta de vendedores qualificados, concorrência e preço do produto/serviço também foram apontados como sensíveis no diagnóstico. 

Expectativas para 2023 são positivas 

O alto número de novas construções e o processo digital de busca de informações vem beneficiando o setor. O mapeamento apontou que 83% dos consumidores estão construindo pela primeira vez e 14% investindo na construção para venda ou aluguel do imóvel. Quando questionamos qual a maior dificuldade encontrada na hora de orçar, 84% indicou a falta de comunicação e informação junto às lojas e profissionais. Segundo eles, existe uma barreira muito grande no relacionamento cliente x fornecedor. 

A pesquisa também apontou o otimismo dos empresários para o próximo ano, já que 83% acreditam na estabilidade econômica e no impulsionamento do programa habitacional da casa própria para que construções de baixa renda possam somar no crescimento do setor, já que em 2022 o Programa Casa Verde e Amarela não progrediu de forma eficiente. Mas, mesmo diante deste cenário, o desenvolvimento do varejo de materiais de construção, que deve encerrar 2022 com aumento de 17% em comparação com 2021.